Ransonware pelo Mundo
Operações criminais são investigadas por trás de ataques ransomware a hospitais
Brasiline
27 de setembro de 2016

Foi lançado um Relatório de Ameaças da McAfee Labs para a avaliação da crescente ameaça de ransomware ao setor de saúde, detalhando o crescimento de ransomware, malware móvel, malware de macro e outras ameaças.

Após o crescente número de ataques de ransomware contra hospitais no início de 2016, foram identificados pagamentos em torno de US$100 mil feitos por vítimas de ransomware em hospitais para contas específicas. Foi previsto, de acordo com o relatório da empresa, um número cada vez maior de novos setores de atividades sendo colocados na mira das redes responsáveis pelo lançamento desses ataques.

Também foi descoberto um criador e distribuidor de ransomware que aparentemente embolsou US$121 milhões em pagamentos de operações de ransomware contra diversos setores.

Este aumento de ataque a hospitais, de acordo com o relatório, é devido à dependência que eles possuem de sistemas de TI antigos, dispositivos médicos com pouca ou nenhuma segurança, serviços de terceiros provavelmente comuns em várias organizações e à necessidade de os hospitais contarem com acesso imediato a informações para proporcionar o melhor cuidado possível aos pacientes.

Estudo da prevenção contra perdas de dados

Segundo a pesquisa, as organizações de serviços financeiros e de varejo implementaram as mais abrangentes proteções contra perda de dados. Por terem resistido a alguns ataques cibernéticos no passado, as empresas de saúde e produção fizeram poucos investimentos em segurança de TI, dispondo dos recursos menos completos para proteção de dados.

Mais de 25% dos entrevistados não monitoram o compartilhamento ou o acesso a informações sigilosas de funcionários ou clientes e apenas 37% monitoram o uso de ambos, embora esse número aumente para cerca de 50% nas organizações maiores.

Os resultados da pesquisa revelam também que aproximadamente 40% das perdas de dados envolvem algum tipo de mídia física, como pen drives, mas somente 37% das organizações utilizam monitoramento das atividades do usuário e das conexões de mídias físicas no endpoint que poderiam conter tais incidentes. Enquanto 90% dos entrevistados alegaram ter implementado estratégias de proteção na nuvem, apenas 12% estão confiantes na possibilidade de visualizar a atividade de seus dados na nuvem.

Atividades de ameaças no segundo trimestre de 2016

Foram detectadas 316 novas ameaças a cada minuto (ou mais de 5 a cada segundo) e aumentos significativos em ransomware, malware móvel e malware de macro:

O número total de ransomware aumentou 128% desde o ano de 2015.

2 milhões de amostras de novos malwares móveis coletados representaram a maior quantidade registrada. O número total de malware móvel aumentou 151% desde o ano de 2015.

Os novos mecanismos de download de Cavalos de Tróia, como Necurs e Dridex que disseminam o ransomware Locky, geraram aumento de mais de 200% em novos malwares de macro no ano de 2016.

A menor atividade da família do adware OSX.Trojan.Gen reduziu em 70% as detecções de novos malwares no Mac OS no segundo trimestre.

Atividade dos botnets. O Wapomi, responsável por disseminar worms e mecanismos de download, aumentou em 8% no segundo trimestre. O Muieblackcat, segundo colocado do último trimestre e responsável por abrir as portas para novas explorações, sofreu uma queda de 11%.

A avaliação do volume de ataques a redes no segundo trimestre mostrou que os ataques de negação de serviço aumentaram 11% assumindo, assim, o primeiro lugar. Os ataques a navegadores sofreram uma queda de 8% no primeiro trimestre. Os tipos de ataque mais predominantes foram acompanhados de força bruta, SSL, DNS, varredura, backdoor e outros.

Fonte

Conteúdo extraído do site

Mais Recentes
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Brasiline
23 de outubro de 2025
A complexidade da gestão de identidades digitais cresce à medida que as empresas evoluem digitalmente. Garantir que cada colaborador tenha […]
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger
Brasiline
20 de outubro de 2025
Os riscos internos têm se tornado um dos maiores desafios da cibersegurança moderna. Diferente das ameaças externas, que geralmente envolvem […]
Participe do nosso Grupo Exclusivo com as principais notícias de tecnologia.
Entrar no grupo
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross