A preocupação com a segurança de dados dentro das empresas cresce na mesma velocidade que a incidência das invasões em servidores e sistemas. Levantamento da Gartner estima que US$ 96,3 bilhões serão gastos em soluções de segurança empresarial até o final deste ano.
Agora, as ações de prevenção para garantir a proteção das informações ultrapassaram os limites das grandes empresas e chegaram também às PME’s. É o que foi confirmado pelo Relatório de Segurança da TI para Pequenas e Médias Empresas 2018, que mostrou que cerca de 80% dos entrevistados classificam a segurança como muito importante para o negócio.
Mesmo com a preocupação, as pequenas e médias empresas encaram a barreira orçamentária na busca por infraestruturas que estejam preparadas e protegidas, ao mesmo tempo em que estão mais propensas a serem alvos de cibercriminosos.
Se dados de clientes, fornecedores ou funcionários vazam a partir de um ataque virtual, a empresa pode ser acionada judicialmente por quem se sentir lesado, caso comprove que o vazamento. O desvio de informações corporativas é algo ainda mais danoso, pois faz com que a empresa perca a confiança de seus clientes e fornecedores.
A boa notícia é que hoje, sejam através de ferramentas físicas como na nuvem, já existem diversas opções de produtos e serviços personalizados e personalizáveis para atender a todos os portes de empresas.
Seja para a migração de toda a estrutura, ambiente híbrido ou para backups, o importante é avaliar as necessidades e levar a Transformação Digital para dentro da empresa, sem abrir mão da segurança de dados. Cada companhia deve buscar uma estratégia particular, adequada a seu fluxo de dados e estrutura.
Confira outros resultados da pesquisa:
• 27% têm um profissional de segurança da TI dedicado;
• 47% consideram as restrições orçamentárias como maior desafio;
• 82% das PMEs têm menos de 25% de sua infraestrutura de TI implantada na nuvem;
• Os ataques a PMEs continuaram a aumentar, geralmente por meio de ataques de ransomware ou phishing.
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

