À medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicativos na nuvem, a segurança se torna mais complicada.
Muitas empresas estão adotando uma abordagem híbrida ou multi-nuvem, o que expandiu a superfície de ataque e aumentou a complexidade. As equipes de segurança muitas vezes lutam para gerenciar e proteger suas várias cargas de trabalho e ambientes de nuvem privada e pública.
E mesmo que a adoção de multi-nuvem tenha muitos benefícios, lidar com várias ferramentas adiciona complexidade de gerenciamento, tornando difícil ou impossível aplicar políticas de segurança consistentes em todos os ambientes de nuvem. Pior ainda, o nível de complexidade de segurança muitas vezes cresce ao longo do tempo à medida que as organizações continuam a adicionar serviços de nuvem, levando a ainda mais desafios de gerenciamento e custos.
O Relatório de Segurança na Nuvem de 2024 foi conduzido pela Cybersecurity Insiders e patrocinado pela Fortinet para obter insights sobre os desafios que as organizações enfrentam na proteção de seus ambientes de nuvem e as estratégias que priorizam.
O relatório é baseado em uma pesquisa abrangente de 927 profissionais de segurança cibernética em todo o mundo e oferece insights sobre as tendências atuais que impulsionam a segurança na nuvem.
Em 2024, a maioria das organizações (78%) está optando por estratégias híbridas e multi-nuvem. Dessas organizações, 43% usam uma combinação de nuvem e infraestrutura local e 35% têm uma estratégia multi-nuvem.
Esses números representam apenas um leve aumento em relação a dois anos atrás, quando 39% das organizações estavam usando nuvem híbrida e 33% multi-nuvem.
Depois de anos de adoção rápida, o crescimento da nuvem diminuiu à medida que o mercado amadureceu.
Neste ponto, o hype parece ter encontrado seu equilíbrio, e os benefícios da computação em nuvem são bem compreendidos. Organizações com necessidades de TI que podem se beneficiar da flexibilidade e agilidade da nuvem ou que exigem serviços exclusivos para ambientes de nuvem podem avançar com seus projetos.
A maioria das organizações também reconhece que a segurança precisa ser incluída em suas estratégias de nuvem.
Os desafios de segurança cibernética associados à nuvem e a necessidade de medidas de segurança aprimoradas em ambientes de nuvem se tornaram mais críticos diante das novas ameaças baseadas em IA. Na verdade, 96% das organizações relatam estar moderadamente ou extremamente preocupadas com a segurança na nuvem.
A segurança é claramente uma prioridade, com 61% dos entrevistados prevendo que seu orçamento de segurança na nuvem aumentará nos próximos 12 meses.
As organizações relatam que planejam aumentar seu orçamento de segurança na nuvem em 37% na tentativa de proteger dados sensíveis e cumprir padrões regulatórios no cenário cada vez mais orientado para a nuvem de hoje.
Apesar da contínua adoção da nuvem, desafios permanecem na implementação de segurança multi-nuvem consistente. Questões de segurança e conformidade são a principal preocupação (59%), atuando como um obstáculo para uma adoção mais rápida de estratégias multi-nuvem.
As organizações também citam desafios técnicos (52%) e restrições de recursos (49%) como barreiras para a adoção da nuvem.
Alcançar visibilidade e controle dentro de infraestruturas multi-nuvem complexas pode ser difícil, e a lacuna de habilidades em segurança cibernética apenas agrava o problema. A falta de pessoas com experiência em segurança na nuvem é um problema sério, com 93% dos entrevistados dizendo que estão moderadamente a extremamente preocupados com a escassez de habilidades na indústria.
Como os ambientes híbridos e multi-nuvem são complexos, protegê-los é difícil. No entanto, a grande maioria das organizações (95%) diz que uma plataforma unificada de segurança na nuvem com um painel único ajudaria a proteger os dados de forma consistente e abrangente em toda a infraestrutura de nuvem.
Em vez de lidar com as ineficiências de gerenciar múltiplos sistemas de segurança díspares, as equipes de segurança que aproveitam uma única plataforma integrada de segurança na nuvem se beneficiam de integração mais direta, automação e redução da sobrecarga de gerenciamento, o que pode ajudar a melhorar a visibilidade, fornecer aplicação consistente de políticas e mitigar a lacuna de habilidades em segurança cibernética.
A Fortinet, parceira Brasiline, oferece soluções de segurança na nuvem unificadas que proporcionam políticas consistentes, gerenciamento centralizado e visibilidade de ponta a ponta entre e dentro dos ambientes de nuvem.
E com automação de segurança habilitada em todas as nuvens, você pode construir, implantar e executar aplicativos de forma segura em qualquer lugar com proteções consistentes em vigor. As soluções de segurança na nuvem da Fortinet oferecem visibilidade e controle em nuvens públicas e privadas e data centers, fortalecendo a segurança e reduzindo a complexidade de implantação.
Fale com um Especialista Brasiline e veja como podemos ajudar!
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.