Conteúdo Geral
Principais preocupações de segurança decorrentes da inovação digital
Brasiline
15 de setembro de 2020

Iniciativas de inovação digital (DI) são projetadas para melhorar a eficiência de uma empresa e a experiência do cliente. Entretanto, isso geralmente é feito com a implantação de novos sistemas e soluções, incluindo dispositivos Internet-of-Things (IoT), dispositivos móveis, computação em nuvem e novas filiais. Eles criam segurança adicional e complexidades operacionais que abrem uma organização para novos riscos cibernéticos.

À medida que as superfícies de ataque digital se expandem e o cenário de ameaças cibernéticas evolui, a segurança as equipes geralmente tentam lidar com novos riscos por meio da implantação de pontos de segurança produtos. Contudo, a complexidade adicional associada ao monitoramento e gerenciamento  dessas soluções, podem agravar novos regulamentos de proteção de dados, deixando as equipes de segurança despreparadas para proteger a organização contra ameaças cibernéticas.

Novos dispositivos apresentam novas ameaças

As iniciativas de DI geralmente incluem a implantação de novos dispositivos e locais de trabalho. Contudo, essas adições à WAN corporativa expandem a superfície de ataque da organização:

  • Dispositivos IoT são inseguros. Raramente recebem patches e usam inseguros protocolos e senhas padrão;
  • Os dispositivos móveis contornam a segurança. Eles geralmente alternam entre interno e redes externas, potencialmente transportando malware por trás do firewall corporativo;
  • A computação em nuvem é um território estrangeiro. Quase 3/4 da cibersegurança profissionais têm dificuldade em entender o modelo de responsabilidade compartilhada da nuvem, que é um conceito básico de segurança em nuvem;
  • As redes filiais expandem os requisitos de segurança. Cada novo local possui dispositivos que devem ser protegidos. Além disso, as organizações dependem cada vez mais de aplicativos de software como serviço (SaaS) sensíveis à latência e do roteamento de todo o tráfego pela sede rede para varredura de segurança nem sempre é viável;
  • O trabalho remoto cria desafios únicos. As organizações estão cada vez mais permitindo que os funcionários trabalhem remotamente. No entanto, teletrabalho apresenta novos desafios, como a falta de escalabilidade de rede privada virtual (VPN) e maior exposição a infecções por malware.

O monitoramento e a proteção desses novos dispositivos e ambientes geralmente requerem ferramentas de segurança especializadas. Isso aumenta a carga na segurança as equipes devem monitorar e gerenciar essas soluções e painéis adicionais.

As ciberameaças se tornam mais sofisticadas

O crime cibernético é uma profissão lucrativa e os adversários estão se tornando mais sofisticados. O aumento da maturidade das ciberameaças é evidenciado pelas ferramentas e técnicas usado em seus ataques:

  • A maioria dos malwares é de dia zero. Isso aumenta a dificuldade de detecção e remediar esses ataques;
  • O tráfego malicioso é criptografado. Isso pode diminuir a visibilidade de uma organização sobre os ataques em andamento;
  • Ataques direcionados são mais eficazes. Esses ataques mais direcionados são mais propensos a induzir os funcionários a clicar em um link ou abrindo um anexo malicioso.

Produtos pontuais aumentam a complexidade da segurança

À medida que sua superfície de ataque digital cresce e as ameaças cibernéticas se tornam mais sofisticadas, as organizações acabam sendo pressionadas para implementar soluções imediatas. Muitas organizações conseguem isso implantando a “melhor categoria” de segurança cibernética autônoma, soluções para lidar com cada vetor de ataque potencial à medida que ele é descoberto.

Os analistas de segurança especializados podem economizar tempo, coletando apenas um subconjunto de dados. Mas esses especialistas são escassos, deixando analistas menos experientes em uma situação difícil: eles coletam manualmente todas as fontes de dados sobre um incidente, potencialmente desperdiçando tempo valioso de correção? Ou eles correm o risco de ignorar um dado que é crucial para entender e corrigir um incidente? Os especialistas logo ficarão sobrecarregados, se eles ainda não são, pela grande quantidade de dados de alerta gerados pela proliferação de segurança produtos e pelo aumento do volume de ataque.

Inovação digital com uma arquitetura de segurança integrada

As iniciativas de DI criam novos desafios de segurança à medida que as superfícies de ataque em expansão e um cenário de ameaças cibernéticas em evolução criam novas ameaças. Enquanto os melhores produtos de segurança são necessários para a segurança, produtos pontuais não integrados aumentam a complexidade da segurança. Alcançando escalabilidade, a segurança efetiva requer integração rígida, combinada com ampla visibilidade e automação, em toda a arquitetura de segurança de uma organização.

Se você ficou com alguma dúvida, ou gostaria de saber como adaptar a sua empresa para as inovações digitais, fale com um de nossos consultores Brasiline. Teremos o prazer em ajudá-lo!

Mais Recentes
FortiSRA: Acesso Remoto Seguro para Sistemas OT
Brasiline
4 de novembro de 2024
O FortiSRA da Fortinet é uma solução de acesso remoto seguro adaptada para ambientes OT, projetada para gerenciar os riscos […]
Brasil vê ciberataques crescerem 38% no primeiro trimestre
Brasiline
28 de outubro de 2024
Especialista em segurança da informação destaca a importância de empresas adotarem soluções que aumentem a sua proteção. Uma delas é […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?