Iniciativas de inovação digital (DI) são projetadas para melhorar a eficiência de uma empresa e a experiência do cliente. Entretanto, isso geralmente é feito com a implantação de novos sistemas e soluções, incluindo dispositivos Internet-of-Things (IoT), dispositivos móveis, computação em nuvem e novas filiais. Eles criam segurança adicional e complexidades operacionais que abrem uma organização para novos riscos cibernéticos.
À medida que as superfícies de ataque digital se expandem e o cenário de ameaças cibernéticas evolui, a segurança as equipes geralmente tentam lidar com novos riscos por meio da implantação de pontos de segurança produtos. Contudo, a complexidade adicional associada ao monitoramento e gerenciamento dessas soluções, podem agravar novos regulamentos de proteção de dados, deixando as equipes de segurança despreparadas para proteger a organização contra ameaças cibernéticas.
Novos dispositivos apresentam novas ameaças
As iniciativas de DI geralmente incluem a implantação de novos dispositivos e locais de trabalho. Contudo, essas adições à WAN corporativa expandem a superfície de ataque da organização:
O monitoramento e a proteção desses novos dispositivos e ambientes geralmente requerem ferramentas de segurança especializadas. Isso aumenta a carga na segurança as equipes devem monitorar e gerenciar essas soluções e painéis adicionais.
As ciberameaças se tornam mais sofisticadas
O crime cibernético é uma profissão lucrativa e os adversários estão se tornando mais sofisticados. O aumento da maturidade das ciberameaças é evidenciado pelas ferramentas e técnicas usado em seus ataques:
Produtos pontuais aumentam a complexidade da segurança
À medida que sua superfície de ataque digital cresce e as ameaças cibernéticas se tornam mais sofisticadas, as organizações acabam sendo pressionadas para implementar soluções imediatas. Muitas organizações conseguem isso implantando a “melhor categoria” de segurança cibernética autônoma, soluções para lidar com cada vetor de ataque potencial à medida que ele é descoberto.
Os analistas de segurança especializados podem economizar tempo, coletando apenas um subconjunto de dados. Mas esses especialistas são escassos, deixando analistas menos experientes em uma situação difícil: eles coletam manualmente todas as fontes de dados sobre um incidente, potencialmente desperdiçando tempo valioso de correção? Ou eles correm o risco de ignorar um dado que é crucial para entender e corrigir um incidente? Os especialistas logo ficarão sobrecarregados, se eles ainda não são, pela grande quantidade de dados de alerta gerados pela proliferação de segurança produtos e pelo aumento do volume de ataque.
Inovação digital com uma arquitetura de segurança integrada
As iniciativas de DI criam novos desafios de segurança à medida que as superfícies de ataque em expansão e um cenário de ameaças cibernéticas em evolução criam novas ameaças. Enquanto os melhores produtos de segurança são necessários para a segurança, produtos pontuais não integrados aumentam a complexidade da segurança. Alcançando escalabilidade, a segurança efetiva requer integração rígida, combinada com ampla visibilidade e automação, em toda a arquitetura de segurança de uma organização.
Se você ficou com alguma dúvida, ou gostaria de saber como adaptar a sua empresa para as inovações digitais, fale com um de nossos consultores Brasiline. Teremos o prazer em ajudá-lo!