O novo relatório da Kaspersky mostra que quase dois terços (61%) das empresas do mundo todo implementaram aplicações corporativas de Internet das Coisas (IoT) em 2019. A tecnologia traz benefícios para as empresas, com economias, novas receitas e maior eficiência operacional, mas o fato de 28% das organizações terem sofrido incidentes de cibersegurança reforça a necessidade de proteção.
Segundo o relatório também o uso de plataformas IoT aumentou em quase todos os setores, sendo esse crescimento mais significativo nos segmentos de hospitalidade (de 53% em 2018 para 63% em 2019), serviços de saúde (de 56% para 66%) e financeiro (de 60% para 68%). Em 2019, os setores de TI & telecomunicações (71%) e financeiro (68%) adotaram a IoT mais do que todos os outros segmentos. As plataformas de IoT são aplicadas em diversos casos: cidades inteligentes, smart grids, transportes e logística, assim como na automatização industrial e em sistemas conectados de calefação, ventilação e condicionamento de ar (HVAC).
A pesquisa também mostra que 28% das empresas que usam plataformas de IoT já sofreram incidentes envolvendo dispositivos conectados no último ano. As consequências desses incidentes podem ser graves, uma vez que sensores e dispositivos inteligentes coletam terabytes de dados e algumas informações são sigilosas. Além disso, as plataformas de IoT podem estar conectadas a sistemas críticos, como controle de tráfego – ou transporte – ou abastecimento elétrico.
“A IoT é uma poderosa aliada na geração de negócios, mas, para colher seus frutos, as organizações precisam investir uma quantidade considerável de esforços. Além de conhecimento e dedicação aos processos de negócios, sua implementação requer cuidados com a cibersegurança”, afirma Grigory Sizov, chefe de negócios do KasperskyOS. “É necessário que as empresas, desde o estágio inicial de implementação da IoT, apliquem medidas para garantir a segurança dos equipamentos, assim como a proteção técnica e organizacional, a privacidade de dados, entre outros. Queremos ajudar nossos clientes a direcionar as suas tarefas desenvolvendo essas soluções de segurança”, completa o executivo.
Para aproveitar os recursos e benefícios da IoT com segurança, a Kaspersky recomenda que as organizações tomem as seguintes medidas: