No ano de 2012, o Dropbox sofreu um grande vazamento de dados afetando usuários do serviço com spam. E em 2016, a extensão do vazamento ficou mais clara, depois que um cache com credenciais de usuários foi descoberto online e comprometia mais de 68 milhões de contas do Dropbox.
Mas o que isso quer dizer?
O valor das credenciais do Dropbox não estão em alta no mercado negro, provavelmente porque, quando senhas estão protegidas adequadamente, seu valor diminui para os cibercriminosos.
O que fazer?
Os cibercriminosos valorizam credenciais e irão hackear, de modo que precisamos ser mais espertos quanto a segurança digital de nossas vidas. Veja abaixo algumas dicas essenciais de cibersegurança:
1. Use senhas fortes e mude-as regularmente. Manter a mesma senha por muito tempo não é bom.
Além disso, altere sua senha com ainda mais frequência em sites vitais, como por exemplo, nternet Banking, Facebook, LinkedIn, e seu e-mail pessoal.
Exclua contas velhas.É importante se livrar de qualquer conta que você já não usa para ficar longe dos ciberataques.
2. Não reutilize senhas. A mesma senha para várias contas é um facilitador para cibercriminosos entrarem em sua conta do banco, por exemplo.
3. Ative a autenticação de dois fatores. A maioria dos serviços online oferecem autenticação de dois fatores para melhorar a segurança de seus usuários. Utilizam verificação por SMS para que se tenha certeza de que se trata do dono da conta durante uma tentativa de acesso.
4. Esteja ciente de interações com terceiros. Muitos serviços online como o Facebook e Dropbox, permitem que você conecte sua conta com serviços terceiros para acessar funções como compartilhar arquivos. O lado problemático da facilidade diz respeito à segurança. Fique atento se esse mesmo aplicativo mantém suas credencias seguras.
O vazamento no Dropbox mostra um exemplo importante sobre como cibercriminosos continuam a ter como alvo identidades digitais. Por isso, devemos ser vigilantes também em nossas vidas tecnologicas.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

