Para os varejistas com muitas lojas com conectividade de rede, interligando todos os sites para a sede se tornou um processo operacional crítico, como, por exemplo, o ponto de venda (PDV), contabilidade, controle de estoque, preços, relacionamento com o cliente, etc.
Veja abaixo o que é preciso para assegurar as redes dos lojistas no mundo de hoje:
1. Ter uma proteção avançada contra ciberameaças
A proteção contra os ataques de malwares requer uma solução que integra capacidades avançadas de segurança em toda a rede. Isso exige uma solução que integra um tecido de soluções colaborativas de segurança para a própria infraestrutura de rede e eliminar todos os elos enfraquecidos em na distribuição da rede.
2. Desempenho
Com o aumento de endpoints, aplicativos e quantidades maiores de dados, a rede deve precisa suportar as demandas de desempenho que estão sendo colocadas sobre ela. E ao mesmo tempo, as funções de segurança necessárias não podem ser permitidas para abrandar a rede. Nesse ambiente de varejo competitivo, atrasos desnecessários no processo de vendas irão resultar em clientes perdidos. A rede deve manter os níveis de de desempenho ao longo do dos dias.
3. Uma rede de loja abrangente
Uma rede no interior da loja pode ser considerada como uma entidade independente e, ao mesmo tempo, parte de uma estrutura muito maior. Enquanto a conectividade à rede principal é um elemento necessário, uma rede segura no interior da loja reforça a conectividade com e sem fio, sendo fundamental para suportar aplicações já existentes e a criação de novas aplicações e serviços.
4. Migração para redes públicas com baixo custo
Os planejadores de rede de hoje em dia têm mais opções de conectividade do que nunca. Linhas alugadas tradicionais foram substituídos com maior velocidade e menor custo de opções, como serviços de DSL e MPLS e Ethernet de área ampla, por exemplo. Entretanto, uma opção de custo ainda mais baixo está disponível: o acesso à Internet de banda larga.
5. Adotar serviços inovadores na loja
Os e-commerces mudaram o mercado varejista. Mas em contrapartida, os varejistas tradicionais têm de encontrar formas de melhorar a experiência do varejo e promover o aumento da fidelidade do cliente e vendas. Enquanto a tecnologia sem fio oferece a flexibilidade para permitir iniciativas-chave, se não for implementada corretamente também será um ponto de entrada conveniente para os cibercriminosos.
6. Dar apoio a conformidade com o PCI - DSS
Como os requisitos de segurança estão em constante mudança, a rede na loja deve ser capaz de evoluir à medida que os padrões PCI –DSS também evoluem.
Para se manterem competitivos no mundo de hoje, os varejistas terão de encontrar soluções inovadoras para criar valor, reduzir custos operacionais, riscos e manter a confiança do cliente em toda a empresa. Quando a rede é violada, os dados confidenciais dos clientes podem ser comprometidos, causando graves consequências para o negócio.
A combinação de segurança de rede, conectividade e gerenciamento central permitem um varejista ter uma segurança com recursos de rede, não importa onde os dados são armazenados ou acessados. Os varejistas podem implantar facilmente e gerenciar de forma centralizada a solução em toda a distribuição da rede. Isso ajuda a apoiar as operações multicanais e serviços inovadores, tais como análise de presença e acesso à Internet ao cliente, bem como proporcionar uma postura de alta segurança para manter a conformidade com PCI- DSS.
Com Fortinet e a Brasiline, os varejistas podem ter uma solução de segurança escalável, de baixo custo e fácil de gerenciar, que suporta o crescimento de novas aplicações e de rede sem fio na loja sem afetar a experiência do usuário final, aumentando os custos de implantação.
Veja como um dos nossos clientes resolveu os desafios da sua rede de varejo.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

