O "clickjacking" é um ataque que esconde links por trás de botões, que tem como intenção redirecionar os usuários através de cliques e roubar informações sigilosas.
Os cibercriminosos têm reinventado as atividades maliciosas de maneira muito ágil e às vezes difícil de ser percebida, expondo muitas empresas e usuários a invasões. Uma dessas vulnerabilidades é o clickjacking, um ataque que esconde links por trás de botões, que tem como intenção redirecionar os usuários através de cliques e roubar informações sigilosas. Considerado um dos ataques mais comuns atualmente que afeta a maior parte dos navegadores de internet.
“O clickjacking é uma modalidade de ataque tão rápida, que é capaz de fazer com que os hackers roubem as informações quase instantaneamente. Geralmente, os cibercriminosos inserem uma camada invisível na interface do usuário, contaminando botões de um site genuíno com a intenção de capturar os cliques”, explica Caio Telles, CEO da BugHunt.
A ação faz com que os usuários pensem que estão navegando em sites seguros, mas na verdade, a partir do clique em um link ou botão, foram redirecionados para páginas com conteúdos maliciosos.
Diferente de outros ataques, o clickjacking não resulta de uma implementação errada no código-fonte da linguagem de programação. O navegador é o principal recurso utilizado para a atividade criminosa.
Para alertar sobre essa prática criminosa que passa despercebida, Confira abaixo como os usuários podem se defender da ação:
Uma das maneiras mais recorrentes dos ataques de clickjacking é por meio de e-mails direcionados. Portanto, mantenha um cuidado recorrente com e-mails que chegam a caixa de entrada que alegam tratar de um assunto urgente que requer atenção.
Realize uma filtragem nos e-mails recebidos e tenha atenção com os que exigem cliques em links, pois pode ser uma armadilha para levar o usuário a um site que parece genuíno ou a outra página para persuadir o download de versões mais recentes de aplicativos e expor o dispositivo a invasões.
Como o navegador é o principal recurso usado para o ataque, é importante manter o browser atualizado. Além disso, é preciso evitar clicar em anúncios, links e botões de websites de procedência desconhecida.
A Brasiline construiu, em mais de 19 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.
Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.