Curiosidades
Segurança em roteadores: conheça os riscos!
Brasiline
20 de agosto de 2018

Diversas empresas e pessoas físicas se depararam na última semana com um movimento estranho ao utilizarem o navegador: por uma falha na segurança de um tipo de roteador, criminosos conseguiram invadir servidores DNS conectados e aproveitaram para redirecionar os usuários a páginas de bancos falsas. A suspeita é que a intenção seria o roubo de dados bancários dos clientes. Os ataques aconteceram entre 8 de junho e 10 de agosto deste ano, em diversas regiões do Brasil.

O aumento de crimes como este é proporcional ao crescimento do número de pontos de acesso sem fio implantados, o que torna cada vez mais complexa a infraestrutura necessária para segurança de dados. Entre as empresas, a previsão é que o mercado global de redes de área local sem fio (WLAN) cresça 32% até 2023.

Além disso, pesquisa divulgada pela Cisco aponta que o tráfego de dispositivos móveis representarão mais de 63% do tráfego IP total até 2021, sendo que o restante (37%) deve se dar através de dispositivos com fio.

Levando em consideração a enorme lista de vantagens ao utilizar uma infraestrutura em WiFi - tanto para a empresa como para os clientes -, encontrar uma maneira eficiente de gerenciar os pontos de acesso de maneira segura se tornou um desafio urgente. Ao mesmo tempo em que os usuários desejam conexões sem fio rápidas e estáveis, as equipes de segurança de dados precisam garantir conexões seguras e longe de ameaças.

Os desafios da segurança nos dispositivos sem fio

Sem proteções adequadas contra ameaças, as organizações colocam em risco seus clientes, funcionários e parceiros de negócios quando usam pontos de acesso. Para garantir a eficiência e minimizar o número de pontos de contatos manuais - reduzindo assim as chances de invasão -, o ideal é que o gerenciamento de pontos de acesso seja integrado à arquitetura de segurança de forma ampla. Isso garante que os pontos de acesso sem fio sejam visíveis a partir de um console centralizado e que a inteligência de ameaças possa ser compartilhada com e de outras áreas de segurança em tempo real.

infraestrutura de rede WLAN oferecida pela Brasiline combina rádios Access Point com concentradores Wireless que permitem o gerenciamento integral da rede WLAN a partir de um único console. Os projetos ainda englobam equipamentos do tipo Indoor e Outdoor, com diversos métodos de autenticação, permitindo grande flexibilidade na instalação.

Mais Recentes
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Brasiline
23 de outubro de 2025
A complexidade da gestão de identidades digitais cresce à medida que as empresas evoluem digitalmente. Garantir que cada colaborador tenha […]
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger
Brasiline
20 de outubro de 2025
Os riscos internos têm se tornado um dos maiores desafios da cibersegurança moderna. Diferente das ameaças externas, que geralmente envolvem […]
Participe do nosso Grupo Exclusivo com as principais notícias de tecnologia.
Entrar no grupo
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross