Ganhos em eficiência, redução de custos, otimização de processos, monitoramento e escalabilidade são algumas das vantagens que têm levado um número cada vez maior de empresas a transferirem aplicações e dados para o ambiente da nuvem. Mas aproveitar ao máximo todos esses benefícios envolve também enfrentar preocupações importantes relacionadas à conformidade e segurança, principalmente dentro de um contexto de crescentes ataques a organizações de todos os segmentos.
Ao lidar com a complexidade da gestão de segurança no ambiente cloud, as empresas precisam se preparar para alguns desafios comuns, como:
1. Escolher um parceiro com pacote integrado de segurança
2. Realizar uma análise de investimentos baseada em riscos
3. Garantir que haja sinergia com o sistema legado
4. Contar com profissionais especializados na administração do
ambiente
5. Ter uma governança sólida
6. Capacitar o público interno para minimizar riscos de segurança
A jornada das empresas na nuvem inevitavelmente passa, portanto, por alguns pontos fundamentais: escolher um parceiro relevante; desenhar um contrato que não o deixe exposto, sem suporte ou serviço; implantar uma solução devidamente balanceada, em sinergia com os sistemas legados; e investir na qualificação e treinamento de todos os profissionais da empresa.
Ainda iremos conviver com ambientes híbridos por um tempo, mas a migração para a nuvem já é uma realidade e um caminho sem volta. No entanto, para se proteger e colher todos os benefícios da Cloud, as empresas precisarão entender que segurança não é uma atribuição apenas da equipe de TI ou de um terceirizado, e sim uma responsabilidade de todos.
Aproveite também para conhecer as conhecer as Soluções de Cloud da Brasiline
Veja também:
Elimine A Perda De Dados. Elimine O Ransomware- Acessar
Quais São Os Benefícios De Uma Nuvem Privada?- Acessar