Não é segredo que as empresas estão recorrendo a soluções SD-WAN para garantir conectividade rápida, escalonável e flexível em toda a rede corporativa, enquanto reduzem o custo total de propriedade (TCO) e aprimoram a experiência do usuário. Poucas outras soluções já forneceram tantos benefícios em um único pacote. Mas nem todas as soluções SD-WAN são criadas iguais e, embora a SD-WAN certa possa fornecer vários benefícios, a solução errada pode apresentar novos (e críticos) riscos à sua organização.
É por isso que as empresas distribuídas devem garantir que adotam uma solução SD-WAN Segura que é construída com os seguintes cinco requisitos em mente:
1. Deve atender às necessidades de todos os limites da rede
Como a SD-WAN tem a capacidade de gerenciar e otimizar conexões, acelerar o avanço da nuvem e escalar rapidamente para oferecer suporte a vários locais, muitas organizações optaram pelo SD-WAN principalmente para oferecer suporte a implantações de filiais complexas e substituir roteadores de filiais legados. Embora essa funcionalidade central seja extremamente importante, também é fundamental que as empresas distribuídas selecionem uma solução SD-WAN que possa ser estendida para abordar todas as bordas da rede - incluindo escritórios domésticos para uso de home office e ambientes de nuvem distribuídos. E para dar mais suporte à nuvem em ascensão, uma solução SD-WAN também deve incluir versões virtuais que sejam compatíveis com cada um dos principais provedores de nuvem.
2. Deve incluir orquestração intuitiva e implantação Zero-Touch
A adoção de uma solução SD-WAN com orquestração intuitiva e implantação zero-touch permite que as organizações garantam implementações de configuração rápidas em escala. Isso permite que elas ofereçam suporte aos requisitos de alto desempenho de aplicativos críticos de colaboração - incluindo VoIP, videoconferência e aplicativos SaaS - para todos os usuários, em qualquer lugar.
3. Deve priorizar aplicativos críticos para os negócios e permitir uma WAN de autocura
As soluções WAN tradicionais lutam para suportar aplicativos críticos para os negócios com grande largura de banda, desacelerando as operações e impactando negativamente os funcionários e clientes. Para garantir que as empresas operem em velocidades comerciais - independentemente de os funcionários trabalharem em filiais, escritórios domésticos ou outros locais remotos - a SD-WAN deve permitir a seleção dinâmica de caminhos para identificar aplicativos de forma inteligente e determinar a melhor rota para maximizar a funcionalidade do aplicativo. Além disso, no caso de uma interrupção, uma solução SD-WAN precisa ser capaz de aproveitar os recursos de autocorreção para redirecionar automaticamente o tráfego para o próximo melhor link disponível, garantindo a continuidade dos negócios e a experiência de qualidade do usuário.
4. Deve integrar seus recursos de segurança e SD-WAN
Embora muitas soluções SD-WAN atendam às necessidades de conectividade de empresas distribuídas, há um requisito-chave frequentemente esquecido por essas soluções: segurança. Por causa disso, muitas soluções exigem soluções de segurança de sobreposição dispendiosas que podem deixar lacunas significativas na rede e, ao mesmo tempo, impactar significativamente as despesas gerais da equipe de TI. Outros optam por usar os recursos mínimos de firewall e VPN, alguns vêm com, sem controles de segurança adequados, a rede corporativa fica exposta a ameaças cibernéticas e desafios de conformidade. Com uma solução SD-WAN segura implementada, as organizações podem colher todos os benefícios de uma solução SD-WAN tradicional com o benefício adicional de uma pilha completa de segurança integrada de classe empresarial para proteger toda a superfície de ataque digital - especialmente como inovação digital, esforços introduzem novos riscos cibernéticos.
5. Deve incluir análises e relatórios abrangentes
Qualquer solução SD-WAN de qualidade também deve fornecer análises e relatórios abrangentes por meio de um único console para fornecer às organizações uma visão em tempo real do desempenho da rede e do aplicativo, bem como dos estados e problemas de segurança. Isso permite que as equipes de TI solucionem e solucionem problemas de rede e segurança rapidamente, reduzindo o tempo de inatividade e garantindo que essas funções gêmeas operem como um único sistema. As organizações também devem ser capazes de aproveitar esses painéis de relatórios para ajustar seus negócios e políticas de segurança para garantir a melhor experiência possível do usuário.
Seleção de uma solução SD-WAN segura que atenda a todos esses requisitos
À medida que a força de trabalho migra cada vez mais para locais remotos ou não tradicionais e uma explosão de novas bordas de rede se apresenta como resultado dos esforços contínuos de inovação digital, a implantação de uma solução SD-WAN Segura é mais crítica do que nunca. E a melhor solução é aquela que incorpora todos os cinco requisitos listados acima em uma única solução integrada. As empresas distribuídas exigem uma solução que garanta conectividade contínua, melhore o desempenho do aplicativo e a experiência do usuário, acelere o avanço da nuvem, forneça segurança avançada para proteger contra ameaças cibernéticas em evolução e permita análises e relatórios unificados para melhor visibilidade e controle.
Ao adotar uma solução SD-WAN segura que atenda a cada um dos requisitos acima, as organizações estarão bem equipadas para atender não apenas às necessidades atuais de suas redes, mas também a quaisquer necessidades futuras que resultem de iniciativas de inovação digital.
Adote uma abordagem orientada à segurança para a rede para melhorar a experiência do usuário e simplificar as operações na extremidade da WAN com a solução Secure SD-WAN da Fortinet.
Fique por dentro de todas as notícias e atualizações sobre a SD-WAN em nosso blog, ou fale com um de nossos consultores Brasiline.