Em 2019, o Brasil foi o país que mais recebeu ataques cibernéticos, sofrendo em média 65 milhões por dia e totalizando 24 bilhões de tentativas criminosas no último ano. O setor bancário é o principal alvo dos ciberataques no Brasil.
De acordo com a Fortinet, a maioria dos criminosos tem como objetivo entrar em redes bancárias, conseguir informações financeiras e roubar dinheiro de pessoas ou empresas.
Outro dado que foi levantado é o aumento no número de golpes de phishing que se aproveita de links falsos. Os criminosos têm objetivos dos mais diversos, como o de propagar trojans que possibilita o acesso ao controle dos dispositivos infectados, divulgar vírus que filtram dados, ou espalhar malwares que permitem os criminosos acessarem remotamente computadores.
Ainda de acordo com a Fortinet, a região também registrou a maioria dos ataques a criptomoedas do mundo.
Os trojans mais usados em ataques por aqui no quarto trimestre do ano foram: JS/Coinhive.A!tr, W32/Banito.B!tr.bdr e W32/Kryptik.GMMJ!tr. Geralmente, suas atividades estão ligadas à conexão de acesso remoto por parte do criminoso. Mais uma vez, esses golpes reforçam a importância de não clicar em links maliciosos na Internet.
A Brasiline é especialista na segurança de dados e prevenções de ataques como esses. Conheça mais sobre nós e entre em contato.