Os clientes de todo o mundo confiam nas instituições financeiras com seu dinheiro e informações pessoais diariamente e isso afeta diretamente a reputação da empresa em assegurar os dados de cada indivíduo.
Se uma instituição financeira não puder proteger os dados, seus parceiros e clientes, prossivelmente eles levarão seus negócios para outro lugar.
A seguir, veja algumas formas como as violações de dados podem afetar a reputação de uma instituição financeira:
Roubo de informações do cliente
Geralmente, quando ocorre uma violação, a empresa percebe a invasão tardiamente, levando a demora em mitigar o problema e consequentemente, perder a confiança de seus clientes.
De acordo com a Fortinet, cerca de 20% dos consumidores deixarão as empresas de cartão de crédito ou bancos que tenham sofrido alguma violação enquanto eram clientes e levarão seus negócios para outro concorrente.
Roubo de informações de colaboradores
Além de ter informações financeiras pessoais, cartões de crédito ou contas em arquivo, o setor financeiro também têm de se lembrar que eles estão abrigando as informações de seus colaboradores. Isso inclui números de segurança social e endereços residenciais, por exemplo.
Mesmo que essas ocorrências sejam menos comuns e prejudiciais à reputação de uma instituição financeira, elas precisam ser levadas a sério.
Sequestro de sistemas
Nem sempre os cibercriminosos precisam roubar informações de clientes ou colaboradores para causar sérios danos à reputação da organização. Na verdade, existem vários casos em que os cibercriminosos têm instalado malwares para espionar a forma como o dinheiro é enviado e recebido dentro dos bancos, a fim de retirar dinheiro ilegalmente.
Outras ramificações de uma violação de dados sobre o setor financeiro
As instituições financeiras são responsabilizadas por violações de dados por leis estaduais e federais. A maioria dos estados têm um estatuto de notificação de violação de dados no local que exige as empresas informarem se alguém não autorizado adquirir suas informações.
O descumprimento destas leis e regulamentos é quase sempre reportado à imprensa e mancha a reputação.
Garantir a segurança dos dados
As instituições financeiras que querem defender-se com êxito contra ataques e proteger sua reputação devem identificar todos os pontos de acesso diferentes da rede de sua organização e inserir soluções de segurança cibernética nos locais onde estão armazenados os dados mais críticos.
Construir uma reputação pode levar muitos anos, mas só é preciso um ataque significativo aos dados para trazê-lo de volta ao início. Por outro lado, uma reputação de alto nível conquistará mais clientes e parceiros.
Fonte
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

