Dados como CPF, CNPJ, endereço e contratos telefônicos de mais de 109 milhões de brasileiros estão disponíveis publicamente em uma página da internet.
O site foi encontrado em 19 de setembro, e desde então está sendo analisado. Segundo os pesquisadores, a página disponibiliza para consulta dados como nome, CPF, endereço, gênero, data de nascimento, e-mail e até renda.
Foi disponibilizada uma lista de pontos que a população deve prestar mais atenção durante os próximos meses, por conta dos dados disponibilizados na página:
Perigo dos dados expostos
Estamos falando de uma super base, provavelmente enriquecida a partir do compilado de outros possíveis vazamentos. Nas mãos dos cibercriminosos, esses dados são um ‘prato cheio’ para a aplicação de golpes de engenharia social, que é quando os golpistas utilizam essas informações para enganar as vítimas a tomar uma ação que irá prejudicá-la.Sabendo que esses dados estão disponíveis gratuitamente na Internet aberta, precisamos alertar a população para desconfiar ainda mais de telefonemas e mensagens que utilizem essas informações para conquistar a sua confiança”. Explica pesquisador.
Até o momento, não é possível afirmar se houve realmente algum vazamento de dados para a criação deste site, mas apontam que existem indicativos na própria base que os dados podem ser provenientes de registros de operadoras de telecomunicação.