Mais de 90% das empresas estão adotando uma estratégia de várias nuvens e, à medida que se expandem para vários provedores de nuvem de Infraestrutura como serviço (IaaS), suas arquiteturas de rede e segurança também devem evoluir.
Isso quer dizer que as empresas estão buscando uma maneira simplificada e consistente de conectar suas aplicações e cargas de trabalho, melhorar a experiência da aplicação para os usuários, otimizar operações e custos com automação, aumentar sua visibilidade nos padrões de tráfego e aplicar controles consistentes de forma eficaz para reduzir os riscos de segurança cibernética.
Aqui estão três requisitos principais para a rede e a segurança quando as empresas procuram implantar aplicações em várias nuvens IaaS:
1. Política comum de segurança e rede e estrutura de imposição para implantações repetíveis. Um dos principais desafios para implantações de várias nuvens é que os provedores de nuvem pública têm diferentes arquiteturas proprietárias construídas em estruturas, interfaces de programação de aplicações (APIs) e conjuntos de ferramentas específicos para cada uma. A solução certa para várias nuvens oferece uma arquitetura de rede e segurança que se estende por essas nuvens, aproveita os recursos e funções nativos de cada nuvem, abstrai essa funcionalidade com APIs e, em seguida, gerencia essas conexões de maneira dinâmica usando a automação.
2. Rede com reconhecimento de aplicação para melhor experiência do usuário. Outro desafio importante com as tecnologias de rede atuais que conectam várias nuvens é a falta de consciência dos diferentes tipos de aplicações pelo transporte subjacente. É importante que a rede reconheça as aplicações para maximizar o uso dos recursos disponíveis, as condições e a capacidade da rede, controlar o tráfego sem importância e entender a experiência do usuário final, a fim de fornecer desempenho consistente para aplicações cruciais para uma organização.
3. Arquitetura integrada de rede e segurança para eficácia e eficiência. As implantações de várias nuvens não atingirão seu potencial de desempenho total se a rede e a segurança estiverem separadas. Cada camada tende a usar tecnologias diferentes de fornecedores diferentes. Isso causa lacunas na cobertura, o que torna a implantação vulnerável a ataques. A supervisão central, a imposição coordenada e as comunicações integradas entre as camadas de rede e segurança fecharão essas lacunas e reduzirão o potencial de ataques de maneira significativa por meio da inspeção profunda e inteligente de pacotes e da segmentação do tráfego de rede que flui entre aplicações e cargas de trabalho em várias nuvens.
Existem diferenças fundamentais na arquitetura entre os modelos de implantação no local, na nuvem híbrida e em várias nuvens.
A infraestrutura em nuvem é amplamente orientada por API e foi projetada para escalonamento horizontal (ou expansão) e mudanças rápidas.
Além disso, ela requer integração profunda com plataformas de nuvem subjacentes.
A segurança deve ser integrada à camada de rede, aproveitando os constructos nativos da nuvem (como grupos de segurança) e segurança avançada, como sistema de intrusion prevention (IPS), criptografia de ponta a ponta e de alto desempenho para proteger o tráfego de rede.
As empresas que adotam uma abordagem de várias nuvens podem, portanto, se beneficiar de uma solução de rede de longa distância definida por software (SD-WAN) que fornece uma estrutura programável, consistente e econômica desenvolvida especificamente para implantações em várias nuvens.
Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business.
Entre em contato com um de nossos consultores Brasiline para saber como podemos ajudar o seu negócio.
Veja também: