De acordo com o portal “EU, RIO” a Universidade Estácio de Sá (UNESA) está lidando com uma invasão hacker em seus servidores. Para lidar com o problema, a equipe de TI da universidade teria pedido para todos os cabos de rede em computadores da instituição fossem desplugados e o resultado foi a instituição ter ficado offline para professores e alunos na última quarta-feira (26).
Os problemas acarretados pelo sistema offline envolvem provas online canceladas e alunos e funcionários sem acesso ao sistema. Nas redes sociais, circularam e-mails que suspostamente teriam sido enviados pela equipe de TI durante identificação do problema. Os e-mails pedem para que cabos sejam desplugados e que “máquinas sejam desligadas com urgência”.
A UNESA conta com 70 campi pelo Brasil, agregando mais de 129 mil alunos presenciais e 77 mil alunos via EAD. Com uma rede de enorme proporção, manter uma infraestrutura segura é tarefa para uma estratégia completa de cibersegurança, incluindo um Web Application Firewal (WAF).
O WAF trabalha monitorando, filtrando e bloqueando automaticamente o tráfego de dados potencialmente maliciosos, liberando a TI da sua empresa para decidir quem terá o acesso impedido.
Fizemos um webinar sobre o assunto, que poderá detalhar ainda melhor sobre esta solução que atua protegendo o servidor de aplicação Web e como poderia ter evitado este incidente na rede da instituição UNESA, entre outras estratégias.
Converse com um Gerente de Contas do nosso time comercial para saber como fazer uma avaliação grátis em seu ambiente.
Conheça também a DEFCON BRASILINE, nossa estratégia de cibersegurança para sua empresa, não importa o tamanho ou segmento dela.
IAM da ManageEngine: Automação e Segurança na Gestão de Identidades Corporativas
Riscos Internos em Alta: O Impacto Oculto das Ações Cotidianas e Como as Empresas Podem se Proteger

