Fotos de rosto, scores de crédito, endereços e até salários foram expostos, podendo levar a uma onda de crimes cibernéticos de extorsões, roubos e estelionato.
Os dados podem facilitar as fraudes bancárias com boletos fictício, mandado para os consumidores com seu CPF, nome e demais dados, sem que haja nenhuma compra vinculada ao documento.
Com tantas informações obtidas pelos criminosos, há a possibilidade de um aumento significativo de golpes, podendo levar até a extorsão de pessoas públicas.
De onde foram obtidas tantas informações?
Ainda não podemos dizer ao certo. A Serasa, que está entre os maiores birôs de crédito do Brasil, foi apontada como a primeira suspeita. A empresa afirmou que está conduzindo pesquisas internas, mas negou envolvimento.
Algumas pesquisas têm apontado a possibilidade de o catálogo do criminoso ser uma reunião de dados de diversas fontes, o que torna a investigação e a responsabilização dos envolvidos muito mais complicada.
Qual orientação devemos seguir
O ideal é que cada cidadão fique atento às movimentações em suas contas e caso ocorra algo diferente, formalizem um boletim de ocorrência diante da identificação de alguma fraude.
Confira algumas dicas que pontuamos para vocês:
Isso pode te ajudar a descobrir se outras pessoas estão usando seus dados financeiros.
Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas.
Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Junte- se aos mais de 1.200 clientes em todo o Brasil que aderiram à nossa ampla oferta de
soluções e serviços em regime de 24x7x365 com SLA zero.
Entre em contato com um de nossos consultores Brasiline para saber como podemos ajudar o seu negócio.
Veja também: