As organizações continuam migrando rapidamente as cargas de trabalho de data centers para a nuvem, e a tendência tem se acelerado durante a recente pandemia da COVID.
No entanto, as preocupações com a segurança da nuvem continuam altas, já que a adoção da computação em nuvem pública continua aumentando na esteira da pandemia e com a mudança massiva migrando para o trabalho remoto.
O 2021 Cloud Security Report (Relatório de segurança em nuvem de 2021) é baseado em uma pesquisa global abrangente com 572 profissionais de segurança cibernética que revela como as organizações estão respondendo às ameaças de segurança na nuvem e quais ferramentas e práticas recomendadas que os líderes de segurança cibernética de TI estão priorizando em sua migraçãa para a nuvem.
Os principais resultados da pesquisa incluem:
A segurança na nuvem continua sendo uma preocupação significativa para os profissionais de segurança cibernética. Quase todos os entrevistados estão pelo menos moderadamente preocupados (96%) e um terço está extremamente preocupado (32%).
Confira algumas perguntas e respostas feitas nessa pesquisa:
O que você vê como as maiores ameaças à segurança nas nuvens públicas?
Qual porcentagem das suas cargas de trabalho está na nuvem hoje em comparação a como estará nos próximos 12 a 18 meses?
Quais resultados de negócios você percebeu ao migrar para a nuvem?
Qual é a sua principal estratégia de implantação na nuvem?
CAMINHO DE SEGURANÇA NA NUVEM
Ferramentas de segurança nativas da nuvem: são definidas como soluções que podem absorver e dar sentido às APIs valiosas oferecidas pelas plataformas de nuvem ISV de segurança/de terceiros: software fornecido ou terceirizado por fornecedor é qualquer programa ou aplicação que não seja escrito exclusivamente por funcionários pertencentes à empresa para a qual o software foi criado.
Quais são as maiores barreiras que impedem a adoção da nuvem em sua organização e quais surpresas você descobriu que podem desacelerar/interromper a adoção da nuvem?
CRITÉRIOS DE SEGURANÇA NA NUVEM
Perguntamos quais fatores as organizações priorizam ao decidir entre as soluções de segurança em nuvem oferecidas por provedores terceirizados independentes e as soluções de segurança nativas da nuvem oferecidas pela plataforma em nuvem. O fator mais citado é o custo da solução de segurança (60%). Isso é seguido por baixa complexidade da solução (59%) e facilidade de uso (52%).
Setenta e oito por cento dos profissionais de segurança cibernética pesquisados achariam muito útil ou extremamente útil ter uma única plataforma de segurança em nuvem oferecendo um único painel, permitindo a configuração de políticas para proteger os dados de forma consistente e abrangente em toda a nuvem.
Caso tenha interesse em adquirir alguma solução Fortinet, fale com um de nossos especialistas Brasiline e conheça a melhor solução para a sua empresa