Alerta Cibernético: Hackers Intensificam Varreduras em Busca de Tokens Git Vazados e Segredos de Configuração
Brasiline
2 de maio de 2025

Os cibercriminosos estão ampliando suas investidas com uma nova onda de escaneamentos na internet, mirando arquivos de configuração Git expostos. Esses arquivos, muitas vezes negligenciados por desenvolvedores e equipes de TI, podem conter tokens de autenticação, credenciais em texto plano, chaves privadas e outros dados sensíveis que facilitam o comprometimento de ambientes em nuvem e repositórios de código-fonte.

Segundo um novo relatório da empresa de inteligência de ameaças GreyNoise, entre os dias 20 e 21 de abril de 2025, houve um pico significativo nessa atividade:

“Observamos quase 4.800 endereços IP únicos envolvidos diariamente nessas buscas, um aumento substancial em relação aos padrões normais”, destacaram os pesquisadores.

Embora os acessos tenham ocorrido em escala global, Cingapura liderou tanto como origem quanto como destino das conexões, seguida por Estados Unidos e Alemanha.

Por que os arquivos Git são alvos valiosos?

Arquivos como .git/config podem revelar:

  • URLs de repositórios remotos;
  • Scripts de automação;
  • Informações sobre ramificações;
  • E, mais preocupante, tokens de acesso, chaves de API e credenciais.

Muitos desenvolvedores acabam deixando diretórios .git/ acessíveis em aplicações web, criando uma porta de entrada para atores mal-intencionados.

Casos anteriores reforçam o alerta

Em outubro de 2024, a empresa Sysdig identificou a operação EmeraldWhale, que explorava exatamente esse tipo de exposição. A campanha resultou no roubo de mais de 15.000 credenciais de serviços em nuvem a partir de milhares de repositórios privados.

Outro caso ocorreu por meio do uso da ferramenta Wayback Machine, do Internet Archive, onde os atacantes localizaram versões antigas de arquivos sensíveis e mantiveram o acesso mesmo após tentativas de contenção pelos proprietários.

Onda de ataques atinge novo pico

Desde o final de 2024, foram registrados quatro ondas relevantes de varreduras maliciosas em novembro, dezembro, março e abril. A mais recente foi a de maior volume já observado.

Países mais visados:

  • Cingapura
  • Estados Unidos
  • Alemanha
  • Reino Unido
  • Espanha
  • Índia

Fonte

Fique Por Dentro das Principais Ameaças Cibernéticas

Acompanhe os boletins de cibersegurança da Brasiline Tecnologia para se manter informado sobre os mais recentes ataques, tendências e estratégias de proteção digital. Com nossas análises especializadas, você estará sempre à frente das ameaças que podem comprometer a segurança da sua empresa.

Proteja seu futuro digital com conhecimento!

Mais Recentes
Alerta Cibernético: Hackers Intensificam Varreduras em Busca de Tokens Git Vazados e Segredos de Configuração
Brasiline
2 de maio de 2025
Os cibercriminosos estão ampliando suas investidas com uma nova onda de escaneamentos na internet, mirando arquivos de configuração Git expostos. […]
SecTopRAT: Malware Disfarçado de Instalador do Google Chrome Distribuído via Google Ads
Brasiline
25 de fevereiro de 2025
Criminosos cibernéticos estão usando Google Ads para enganar os usuários e fazer com que baixem malware. Dessa vez, a isca […]
Novo FrigidStealer: Malware Infostealer Ameaça Usuários de macOS
Brasiline
20 de fevereiro de 2025
Campanhas de falsas atualizações de navegador continuam a ser uma das táticas mais exploradas por cibercriminosos para distribuir malwares e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?