O Google está expandindo sua proteção contra fraudes no Android para a Índia com uma nova funcionalidade que bloqueia automaticamente a instalação de aplicativos potencialmente inseguros
Por Cláudio Fardin, Head of DFIR Team na Brasiline Tecnologia
Essa iniciativa vem após testes bem-sucedidos em Singapura, Tailândia e Brasil, e visa proteger os usuários ao instalarem aplicativos de fontes fora da Google Play Store, como navegadores, aplicativos de mensagens e gerenciadores de arquivos.
Lançado inicialmente em Singapura em fevereiro deste ano, o programa bloqueou quase 900.000 instalações de alto risco na região, segundo Eugene Liderman, diretor de estratégia de segurança móvel do Google.
A funcionalidade se baseia na análise das permissões de aplicativos de terceiros em tempo real, identificando permissões sensíveis frequentemente abusadas em fraudes financeiras, como leitura de SMS, notificações e uso de serviços de acessibilidade para sobreposições ou outros usos maliciosos.
Ao detectar essas permissões no arquivo de manifesto do aplicativo ("AndroidManifest.xml"), o Google Play Protect intervém para bloquear automaticamente a instalação.
Esse piloto está previsto para iniciar na Índia no próximo mês, com uma implementação gradual em dispositivos Android com Google Play Services. Desenvolvedores que distribuem aplicativos diretamente, fora da Play Store, são encorajados a revisar as permissões de seus aplicativos, garantindo a adesão às melhores práticas de segurança.
A nova etapa do Google ocorre quase um ano após o lançamento do DigiKavach, uma ferramenta focada na segurança digital e combate a fraudes financeiras na Índia, que utiliza uma abordagem colaborativa com especialistas e parceiros comprometidos em criar um ecossistema digital mais seguro e protegido.
De acordo com Sanjay Gupta, chefe do Google Índia, o DigiKavach foi criado para estudar os métodos e o modus operandi de fraudadores, a fim de implementar contramedidas eficazes para golpes emergentes e compartilhar as descobertas de maneira responsável.
“Através deste programa, estamos estudando os métodos e o modus operandi dos golpistas, desenvolvendo e implementando contramedidas para novos golpes emergentes e compartilhando essas informações de forma responsável com especialistas e parceiros comprometidos, para ajudar coletivamente a criar um ecossistema digital mais seguro e protegido para todos”, observou o chefe do Google Índia, Sanjay Gupta.
Acompanhe os boletins de cibersegurança da Brasiline Tecnologia para se manter informado sobre os mais recentes ataques, tendências e estratégias de proteção digital. Com nossas análises especializadas, você estará sempre à frente das ameaças que podem comprometer a segurança da sua empresa.
Proteja seu futuro digital com conhecimento!