As Empresas Lael Varella são uma holding brasileira que opera em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, estados do centro-oeste e sudeste do Brasil. Seu fundador e presidente, o empresário Lael Vieira Varella, começou no setor de transportes há mais de 50 anos. Hoje, o grupo possui várias empresas com operações que incluem venda de caminhões, transporte, imobiliária, indústria, educação e saúde.
A complexidade de gerenciar as necessidades específicas de cada segmento de negócio levou as Empresas Lael Varella a buscarem uma solução unificada de rede e segurança. Em meados dos anos 2000, a organização escolheu a tecnologia Fortinet para proteger seus sistemas e consolidar a gestão de segurança da rede.
“A Fortinet me dá uma visão dos elementos específicos das redes de nossas empresas. Além disso, me permite unificá-las com uma comunicação segura”, diz Daividdi Morais, Supervisor de TI das Empresas Lael Varella.
O grupo implementou o FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW) em todas as empresas, com o apoio da parceira local da Fortinet, Brasiline Tecnologia. Dessa forma, as Empresas Lael Varella asseguraram suas redes com gerenciamento centralizado e comunicação protegida para cada negócio. Com o tempo, a empresa adicionou ainda outras tecnologias, como uma solução LAN Edge com FortiAP e FortiSwitch para um maior nível de segurança e controle da conectividade wireless.
Entre todos os negócios do grupo, duas empresas se destacam. Elas experimentam melhorias operacionais significativas nas áreas de segurança e infraestrutura de rede. A Faminas é uma instituição educacional que começou em 2003. Seus dois campi abrigam 6 mil alunos, 1.200 professores e cerca de 400 funcionários administrativos, além de possuir outros dois campi em construção. A universidade oferece 10 programas de graduação e diversos cursos, incluindo Medicina, Administração de Empresas, Contabilidade, Odontologia e Psicologia.
Uma crescente base de usuários e o consumo acelerado de recursos da Internet pelos estudantes levaram a Faminas a adotar tecnologias que garantem o acesso estável e seguro às comunicações. “A empresa exigia alta disponibilidade de serviços, pois também precisava garantir o acesso dos estudantes a programas de educação à distância. Precisávamos de um sistema robusto que não apenas protegesse as plataformas educacionais, mas também garantisse a segurança e a privacidade dos usuários”. A plataforma Fortinet nos permite gerenciar adequadamente a rede e manter as informações seguras”, diz Morais.
A escola tem mais de 1 mil computadores interligados nos dois campi, que podem ficar vulneráveis a ameaças de segurança cibernética. Antes de utilizar a Fortinet, a universidade tinha que fazer o bloqueio manual das aplicações: se vulnerabilidades fossem descobertas, cada uma delas era gerenciada especificamente a partir do servidor.
A Faminas também precisava de segurança da informação para o seu data center interno e para a proteção do tráfego de Internet da comunidade educacional. Hoje, todas as ameaças são gerenciadas pelo FortiGate NGFW. A solução bloqueia aplicações e atividades suspeitas automaticamente e protege os dados que circulam dentro da rede da escola, alimentada pelos serviços de inteligência de ameaças FortiGuard.
O Hospital do Câncer de Muriaé é outra organização que as Empresas Lael Varella modernizaram com a plataforma Fortinet. A instalação de 170 leitos é um dos maiores complexos oncológicos do Estado de Minas Gerais, atendendo mais de 158 municípios e beneficiando cerca de 2,3 milhões de pessoas. O hospital tem cerca de 1.130 funcionários e realiza mais de 600 mil consultas médicas por ano.
Com uma área total de 115 mil metros quadrados, o hospital planeja abrir mais duas unidades em breve. Devido ao seu tamanho e à sensibilidade dos dados que trata, o hospital requer uma comunicação permanente, rápida e segura. Atualmente, todos os sistemas de exame são digitais: a maioria das aplicações médicas registra dados on-line ou consome recursos hospedados no data center da organização. Todos os serviços do hospital são acessados via Internet, tanto para médicos quanto para pacientes. O FortiGate NGFW fornece uma comunicação segura e confiável que suporta aplicações críticas para os negócios, além de manter os usuários sempre conectados.
A equipe de TI das Empresas Lael Varella também implantaram o FortiManager para gerenciar a segurança de sua rede em um ambiente unificado. A administração da rede para todas as empresas do grupo é feita a partir de um único local, permitindo à equipe de TI monitorar e controlar a conectividade e segurança de cada empresa. Com o FortiManager, a organização também pode avaliar o desempenho da rede de forma abrangente e otimizar os recursos. A TI pode implantar regras em vários dispositivos com um único painel de controle e replicar processos padrão rapidamente.
Com o gerenciamento, análise e relatórios do FortiAnalyzer, o time também pode prevenir ataques de forma proativa. A equipe de TI recebe alertas sobre incidentes em tempo real enquanto a ferramenta toma medidas para prevenir o vazamento de informações ou a entrada de intrusos na rede.
Garantir que todas as suas empresas estejam bem conectadas é essencial para o ecossistema de comunicações das Empresas Lael Varella. O grupo possui três data centers que hospedam diferentes serviços e os tornam disponíveis dependendo do recurso específico que for necessário. O Hospital do Câncer de Muriaé tem um data center dedicado, enquanto todas as outras empresas estão hospedadas em um segundo data center. Um terceiro data center fornece redundância para todo o sistema. Garantir que qualquer uma das empresas possa acessar os recursos digitais necessários pode ser um desafio, considerando que cada uma delas tem múltiplas localidades se comunicando com os data centers.
Por exemplo, hospitais – que utilizam intensamente chamadas de vídeo, serviços de telemedicina e sistemas digitalizados para exames médicos – precisam de seus links funcionando sem problemas e de seus dados protegidos. Infelizmente, a qualidade de serviço da Internet brasileira levou a problemas de conectividade e velocidade. Para resolver isso, o grupo implementou a tecnologia Fortinet Secure SD-WAN por meio do FortiGate NGFW.
Essa tecnologia garante segurança e alta disponibilidade de serviços internos e externos nas muitas empresas do grupo, seja para conexões com clientes ou para serviços comerciais baseados na internet.
O Fortinet Secure SD-WAN também melhora a velocidade da conexão. A solução permite o uso inteligente dos recursos disponíveis, o que também leva à economia de custos. As empresas Lael Varella estimaram uma redução nos custos de conectividade de pelo menos 60% com a solução Fortinet. Como resultado, conseguem adicionar mais links para alcançar maior velocidade, enquanto o Fortinet Secure SD-WAN gerencia e otimiza automaticamente os canais de rede, considerando o tráfego de rede e a priorização das aplicações.
“Com a tecnologia Fortinet Secure SD-WAN, sou capaz de controlar a latência, disponibilidade e balanceamento de carga da rede. Dessa forma, não há interrupções inesperadas se um provedor de internet tiver falhas”, aponta Morais.