Segurança da informação para serviços notariais e registrais
Dia e Horário
01/10/2020 - 19:00 AM
A transformação digital sem abrir mão da segurança dos dados. Seu cartório está preparado?
Na era das transformações constantes, com mudanças no ambiente regulatório, tecnológico e grandes desafios, qual metodologia pode ser utilizada por gestores e colaboradores do cartório para mitigarem os riscos cibernéticos?
Com o Provimento nº 74, válido desde o dia 31 de julho de 2018, os serviços notariais precisaram acelerar seus processos de transformação digital. Com isto, houve a adoção de novas medidas para aumentar a segurança da informação. O registrador passou a se preocupar não apenas com um simples vírus que, potencialmente, poderia danificar arquivos do acervo, mas também com o constante risco de furto de dados da serventia.
Naturalmente, há ferramentas de tecnologia da segurança da informação a serem aplicadas. Porém, há evidente necessidade de todos os profissionais cartorários melhorarem suas práticas e o nível de conscientização para as rotinas mais vulneráveis. Isso porque, os cibercriminosos estão cada vez mais sofisticados. Ao invés de se exporem, atacando apenas as redes das organizações atacam também o elo mais fraco da cadeia, o usuário.
Segundo o Gartner Group, 70% dos incidentes de segurança que realmente causam prejuízos financeiros para as empresas, envolvem insiders (colaboradores negligentes ou distraídos com a segurança digital). Práticas como o e-mail phishing, por exemplo, é um dos golpes que usa táticas de engenharia social para atingir seus objetivos e poderiam ser totalmente evitados caso os usuários tivessem sido conscientizados. A adoção dessas boas práticas e a criação de uma política de segurança da informação podem gerar mudança no comportamento de todos e por isso é vista como uma ferramenta com grande potencial para beneficiar os cartórios.
Com este objetivo, a Brasiline Tecnologia, consultoria que atua há 17 anos no setor de tecnologia da informação e cibersegurança, está promovendo o webinário “Segurança da informação para serviços notariais e registrais” em parceria com a Enores (Escola Notarial e Registral do Espírito Santo).
Sobre o webinário:
Promoveremos conhecimento e conscientização a titulares, escreventes e demais profissionais dos cartórios. A “Segurança da informação para serviços notariais e registrais” irá mudar sua visão sobre as ameaças na internet e em como agir proativa e defensivamente.
Programação:
09h – 10h – Público: Titulares/Responsáveis dos cartórios.
• Quais são os princípios da Segurança da Informação e a sua importância; • Segurança da Informação e o Provimento 74; • Como criar uma política de Segurança da Informação no seu cartório.
10h -11h – Público: Todos os funcionários (titulares, escreventes e demais interessados)
• Estudo de caso e benchmarkings; • Navegação defensiva na internate contra e-mail phishing e demais golpes; • Melhores Práticas.