Ransonware pelo Mundo
A semana começa com mais um ciberataque
Brasiline
18 de outubro de 2021

A  Atento comunicou aos seus clientes ter sofrido um ataque de cibersegurança no Brasil. Por conta disso, paralisou algumas de suas operações por precaução. Isso acontece pouco tempo depois de CVC e Porto Seguro terem sido atacadas

A lista de empresas afetadas não para de aumentar e os ataques cibernéticos estão se tornando uma epidemia digital no mundo corporativo brasileiro. Depois de Copel, Eletronuclear, Westwing, Renner, CVC e Porto Seguro, chegou a vez de a Atento sofrer um ataque digital.

Na noite de ontem, a companhia enviou um comunicado aos seus clientes informando que, na manhã do domingo 17 de outubro, “detectou um ataque de cibersegurança contra os seus sistemas no Brasil e implementou imediatamente todos os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter e avaliar a ameaça”.

Até agora, não há nenhuma evidência de que os dados dos clientes foram vazados, mas muitas operações foram retiradas do ar para evitar maiores riscos. “Continuamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes, o mais rápido possível”, afirmou a empresa no comunicado.

Com operações em 14 países, a Atento conta com mais de 400 clientes e 150 mil funcionários. Listada na bolsa de Nova York, é uma empresa avaliada em US$ 415 milhões e no Brasil, atende empresas como Vivo e muitos bancos.

Os ataques, em sua maioria usando o que o mercado chama de ransomware, têm se tornado cada vez mais frequentes no mercado brasileiro e mostrado a fragilidade dos sistemas. No início do ano, dados de milhões de brasileiros foram vazados na dark web.

Agora, empresas têm sido paralisadas por esses ataques. A pandemia digital, especificamente falando, não tem sido levada a sério no Brasil

O Brasil, é o segundo pior País do mundo em tempo de detecção de uma invasão.  

No Brasil, em média, um vazamento é detectado pelas empresas depois de 46 dias. Nos países que adotam as melhores práticas, por exemplo, demora entre 24h e 48h.

Fonte

Mais Recentes
FortiSRA: Acesso Remoto Seguro para Sistemas OT
Brasiline
4 de novembro de 2024
O FortiSRA da Fortinet é uma solução de acesso remoto seguro adaptada para ambientes OT, projetada para gerenciar os riscos […]
Brasil vê ciberataques crescerem 38% no primeiro trimestre
Brasiline
28 de outubro de 2024
Especialista em segurança da informação destaca a importância de empresas adotarem soluções que aumentem a sua proteção. Uma delas é […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?