Ransonware pelo Mundo
A semana começa com mais um ciberataque
Brasiline
18 de outubro de 2021

A  Atento comunicou aos seus clientes ter sofrido um ataque de cibersegurança no Brasil. Por conta disso, paralisou algumas de suas operações por precaução. Isso acontece pouco tempo depois de CVC e Porto Seguro terem sido atacadas

A lista de empresas afetadas não para de aumentar e os ataques cibernéticos estão se tornando uma epidemia digital no mundo corporativo brasileiro. Depois de Copel, Eletronuclear, Westwing, Renner, CVC e Porto Seguro, chegou a vez de a Atento sofrer um ataque digital.

Na noite de ontem, a companhia enviou um comunicado aos seus clientes informando que, na manhã do domingo 17 de outubro, “detectou um ataque de cibersegurança contra os seus sistemas no Brasil e implementou imediatamente todos os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter e avaliar a ameaça”.

Até agora, não há nenhuma evidência de que os dados dos clientes foram vazados, mas muitas operações foram retiradas do ar para evitar maiores riscos. “Continuamos trabalhando para restaurar o serviço aos nossos clientes, o mais rápido possível”, afirmou a empresa no comunicado.

Com operações em 14 países, a Atento conta com mais de 400 clientes e 150 mil funcionários. Listada na bolsa de Nova York, é uma empresa avaliada em US$ 415 milhões e no Brasil, atende empresas como Vivo e muitos bancos.

Os ataques, em sua maioria usando o que o mercado chama de ransomware, têm se tornado cada vez mais frequentes no mercado brasileiro e mostrado a fragilidade dos sistemas. No início do ano, dados de milhões de brasileiros foram vazados na dark web.

Agora, empresas têm sido paralisadas por esses ataques. A pandemia digital, especificamente falando, não tem sido levada a sério no Brasil

O Brasil, é o segundo pior País do mundo em tempo de detecção de uma invasão.  

No Brasil, em média, um vazamento é detectado pelas empresas depois de 46 dias. Nos países que adotam as melhores práticas, por exemplo, demora entre 24h e 48h.

Fonte

Mais Recentes
OT ajuda com processos, dispositivos e infraestrutura
Brasiline
18 de abril de 2024
Sete em cada dez empresas de OT planejam implementar a segurança de OT no âmbito do diretor de segurança da […]
SASE Unificado: A Terceira Era da Segurança de Perímetro
Brasiline
15 de abril de 2024
Não deve ser surpresa que os três maiores mercados de cibersegurança hoje sejam segurança de endpoint, segurança de rede e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?