Ransonware pelo Mundo
400 mil sites fora do ar
Brasiline
12 de novembro de 2019

No último domingo (10), o provedor de hospedagem SmarterASP.net teve seus servidores invadidos por hackers via ransomware — vírus que bloqueia o acesso a informações e cobra resgate (ou ransom) em criptomoedas para reestabelecimento dessas operações. Com isso, a própria companhia e seus mais de 400 mil clientes ficaram com arquivos de sites, e-mails e bancos de dados back-end totalmente inacessíveis.

A situação chegou a público de modo oficial pela empresa, que enviou uma notificação com a seguinte declaração a seus usuários: “Sua conta de hospedagem estava sob ataque e hackers criptografaram todos os seus dados”. “Agora estamos trabalhando com especialistas em segurança para tentar descriptografar seus dados e também para garantir que isso nunca aconteça novamente”.

95% resolvido

Desde o ocorrido, a SmarterASP.net tem publicado em seu perfil no Facebook o status de recuperação de contas. Na última atualização, 95% delas já haviam sido descritpografadas. Apesar da porcentagem considerável de arquivos resgatados, a SmarterASP.net não revelou se de fato pagou para tê-los de volta.

Enquanto isso, em fóruns da internet e redes sociais observam-se reclamações de pessoas impactadas com a situação. “Estou há dois dias fora do ar por causa desta empresa (Smartasp.net)”, disse um usuário.

A SmarterASP.NET é a terceira companhia de hospedagem a ser infectada por um ransomware neste ano. Em maio, um fornecedor de servidor A2 passou pelo mesmo golpe com um software de nome “GlobeImposter 2.0”; já em julho, uma empresa de computação em nuvem chamada iNSYNQ teve seus servidores invadidos com o programa malicioso apelidado de “MegaCortex”.

Fonte

Mais Recentes
Brasiline Tecnologia: Patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos
Brasiline
16 de maio de 2024
Estamos entusiasmados em compartilhar que a Brasiline foi patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos. Este evento representou […]
Como os hackers podem ler seus bate-papos com o ChatGPT ou o Microsoft Copilot
Brasiline
14 de maio de 2024
Como os hackers exploram os recursos do chatbot para restaurar chats criptografados do ChatGPT da OpenAI, do Microsoft Copilot e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?