Conteúdo Geral
Com retomada econômica e IA, phishing cresce mais de 5 vezes no Brasil
Brasiline
29 de agosto de 2023

Relatório da Kaspersky também mostra aumento de 50% nos ataques de trojans bancários na região – são 5 ataques por minuto.

O Panorama de Ameaças da Kaspersky, parceira Brasiline, (que analisou dados de junho de 2022 até julho de 2023 e junho de 2021 a julho de 2022), mostra que a atividade criminosa permaneceu estável nos ataques de malware contra computadores e dispositivos móveis. Os setores mais afetados foram governo e financeiro.

Crescimento explosivo

De acordo com a análise dos especialistas, a retomada das atividades econômicas após o período de pandemia é o principal fator para a explosão de mensagens fraudulentas na região. Soma-se a isso o fato do surgimento de ferramentas usando a Inteligência Artificial (IA) que estão ajudando a criar os conteúdos para os golpes de forma automatizada.

No total, a Kaspersky registrou 286 milhões de bloqueios de phishing nos últimos 12 meses – o que apresenta um aumento de 617% em comparação com os 12 meses anteriores e uma média de 544 ataques por minuto. No Brasil, o aumento foi de mais de cinco vezes.

Números do Brasil e América Latina

Entre os países mais afetados estão o Brasil com 134 milhões de tentativas de ataque, México (43 milhões), Peru (31,5 milhões), Colômbia (30,9 milhões), Equador (12,2 milhões), Chile (10,5 milhões) e Argentina (9,4 milhões).

Considerando os temas usados nas mensagens, 4 em cada 10 phishing visam dados financeiros (42,8% – sendo 28,40% temas bancários, 9,40% meios de pagamento, 2,70% serviços financeiros e 2,30% criptomoedas). Completam o ranking as empresas de serviços de internet (14,70%) e as lojas online (14,70%).

Outro golpe que cresceu nos últimos 12 meses foi o trojan bancário, com aumento de 50% frente ao mesmo período anterior. A América Latina registra 7.160 ataques diários, o que dá uma média de 5 tentativas de infecção por minuto.

O interessante é que o gráfico dos bloqueios na região mostra uma tendência oposto ao cenário global – que é de queda desse tipo de ataque. Outra informação importante é que os trojans brasileiros dominam os ataques – das 13 famílias mais ativas, oito tem origem brasileira.

A América Latina registrou 2.613.711 ataques de trojan bancários nos últimos 12 meses: isso é mais de 50% em comparação com o período de 21/22.

O ranking dos países mais afetados é liderado pelo Brasil com 1,8 milhões de tentativas de infecção no período analisado (32% de crescimento frente o período anterior) – sendo que ele também lidera a lista mundial –, em seguida está o México (271 mil) – e 3º na lista global -, Colômbia (72 mil), Peru (58 mil), Equador (36 mil), Argentina (29 mil) e Chile (21 mil). No Chile, a família mais ativa é o Banbra, um trojan brasileiro. O ranking global ainda aparece Rússia, Índia e China na 2º, 4ª e 5ª posições respectivamente.

Histórico

Em 2022, os golpes de phishing já haviam crescido exponencialmente no Brasil. Nos primeiros oito meses de 2022 foram bloqueados 38 milhões de acessos a links fraudulentos. Este número representa 75% das tentativas de ataques de phishing em 2021, quando se registrou um total de 52 milhões. Na média, a Kaspersky impediu 110 acessos a sites fraudulentos por minuto na região.

Como evitar golpes online

  • Cuidado ao baixar um programa, especialmente se for de um site não oficial. Priorize sempre as páginas oficiais de quem criou o programa ou as lojas oficiais da Google e Apple.
  • Desconfie de mensagens oferecendo vantagens exageradas, descontos elevados ou ofertas “grátis”. Esses são as promessas mais comuns em golpes online.
  • Verifique o endereço das mensagens e dos sites. Preste atenção se há erros gramaticais ou o uso de termos genéricos.
  • Uma opção mais simples para verificar se o site é fraudulento ou não, é usar o Portal de Inteligência de Ameaças da Kaspersky. Esta versão gratuita permite consultar se um arquivo ou link é maliciosos apenas enviado o arquivo para análise ou copiando e colando o link suspeito no portal.
  • Tenha serviços de inteligências (Threat Intelligence) com alertas de novos sites maliciosos e bloqueio do acesso a esses sites maliciosos em seu firewall para evitar que funcionários caiam em golpes enquanto estejam conectados na rede corporativas.

Fonte

Sobre a Brasiline

Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.

Conheça nossos cases de sucesso
Entre em contato conosco

Mais Recentes
OT ajuda com processos, dispositivos e infraestrutura
Brasiline
18 de abril de 2024
Sete em cada dez empresas de OT planejam implementar a segurança de OT no âmbito do diretor de segurança da […]
SASE Unificado: A Terceira Era da Segurança de Perímetro
Brasiline
15 de abril de 2024
Não deve ser surpresa que os três maiores mercados de cibersegurança hoje sejam segurança de endpoint, segurança de rede e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?