Ransonware pelo Mundo
Conheça 5 tipos de ransomware e como combatê-los
Brasiline
7 de outubro de 2019

Ao longo do tempo, as modalidades de ransomware se diversificaram. Até o momento, um dos mais famosos e amplos é o WannaCry, que, em 2017, infectou mais de 10.000 empresas, atingindo 200.000 pessoas em mais de 150 países. Ele paralisou atividades e corrompeu arquivos, causando prejuízos ao redor do mundo.

Veja abaixo, os principais tipos de ransomware e como combatê-los:

1. Apocalypse

Identificado em junho de 2016, esse ransomware é capaz de criptografar os arquivos, alterando as suas extensões para ‘’.FuckYourData’’, ‘’.encrypted’’, ‘’.locked’’, ‘’.SecureCrypted’’, ou ‘’.Encryptedfile’’. O software maligno também cria arquivos de texto contendo informações sobre o que a vítima deve fazer para recuperar os seus dados.

2. TeslaCrypt

O TeslaCrypt atingia arquivos auxiliares relacionados a videogames, como jogos salvos, conteúdos para download e mapas. Esses dados são importantes para jogadores experientes e estão mais propensos a serem armazenados localmente, em vez de estarem em um disco externo ou na nuvem.

3. WannaCry

Classificado como o pior ataque de ransomware da atualidade, o WannaCry chegou a paralisar estações de rádio na Califórnia e hospitais na Ucrânia. Os desenvolvedores desse software se aproveitaram de um defeito encontrado na implantação do protocolo SMB da Microsoft.

Ao invadir os computadores, o malware sequestra e bloqueia os arquivos e pastas, deixando uma mensagem exigindo pagamento do resgate em bitcoins, ou seja, em moeda virtual.

4. SimpleLocker

No final de 2015, o SimpleLocker foi o primeiro a se basear em Android para criptografar arquivos e deixá-los inacessíveis. Bastante agressivo, o ransomware fornece uma carga maliciosa a partir de um trojan downloader, dificultando a ação de medidas de segurança.

5. Bart

O Bart infecta os computadores, acrescentando a extensão ‘’bart.zip’’ ao final dos seus arquivos, que necessitam de senhas para serem desbloqueados e acessados. O papel de parede do computador da vítima também é modificado para uma imagem com as instruções de como descriptografar os dados.

Como se proteger dos ransomwares

Se o invasor usou um malware de criptografia, mas você ainda consegue entrar no computador, basta colocar a máquina em modo de segurança e, posteriormente, executar um escaneador antivírus para identificar, localizar e excluir o software maligno.

Quando um ciberataque é feito com um ransomware que bloqueia completamente o acesso ao computador, o usuário tem três alternativas: executar um programa antivírus que seja inicializável ou de unidade externa; reinstalar o sistema operacional; ou restaurar o sistema e recuperá-lo para o momento que antecedeu o ataque.

Porém, é importante ressaltar que nem sempre remover o vírus significa que você vai conseguir recuperar os arquivos que já foram criptografados.

A melhor opção é a prevenção, que deve ser feita com uma solução antivírus e um firewall de qualidade para impedir que essas ameaças entre na sua rede e máquinas. Para tanto, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados para identificar as vulnerabilidades da sua rede e corrigir as eventuais falhas.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como assegurar a rede do seu negócio.

Fonte

Mais Recentes
OT ajuda com processos, dispositivos e infraestrutura
Brasiline
18 de abril de 2024
Sete em cada dez empresas de OT planejam implementar a segurança de OT no âmbito do diretor de segurança da […]
SASE Unificado: A Terceira Era da Segurança de Perímetro
Brasiline
15 de abril de 2024
Não deve ser surpresa que os três maiores mercados de cibersegurança hoje sejam segurança de endpoint, segurança de rede e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?