Ransonware pelo Mundo
O cibercrime como império seria a terceira maior economia do mundo
Brasiline
1 de setembro de 2022

O cibercrime custará ao mundo US$ 10,5 trilhões anualmente até 2025

Se fosse medido como um país, o cibercrime – que infligiu danos totalizando 6 trilhões de dólares globalmente em 2021 – seria a terceira maior economia do mundo depois dos EUA e da China.

Segundo especialistas, os custos globais de crimes cibernéticos devem crescer 15% ao ano nos próximos 5 anos, chegando a 10,5 trilhões de dólares por ano até 2025, acima dos 3 trilhões de dólares em 2015.

Isso demonstra a maior transferência de riqueza econômica da história. Dessa forma, coloca em risco os incentivos à inovação e ao investimento. Além disso, isso é crucialmente maior do que os danos causados ​​por desastres naturais em um ano e será mais lucrativo do que o comércio global de todas as principais drogas ilegais.

A estimativa de custo de danos é baseada em números históricos de crimes cibernéticos, incluindo crescimento recente ano a ano.

Os custos do crime cibernético incluem danos e destruição de dados, dinheiro roubado, perda de produtividade, roubo de propriedade intelectual, roubo de dados pessoais e financeiros, desfalque, fraude, interrupção pós-ataque no curso normal dos negócios, investigação forense, restauração e exclusão de dados hackeados dados e sistemas e danos à reputação.

Os Estados Unidos, a maior economia do mundo com um PIB nominal de quase 21,5 trilhões de dólares, constituem um quarto da economia mundial, segundo dados da Nasdaq.

O cibercrime atingiu os EUA com tanta força que em 2018 um agente especial de supervisão do FBI que investiga invasões cibernéticas disse ao The Wall Street Journal que todo cidadão americano deve esperar que todos os seus dados (informações de identificação pessoal) tenham sido roubados e estejam no escuro. web — uma parte da deep web — que é intencionalmente oculta e usada para ocultar e promover atividades hediondas. Algumas estimativas colocam o tamanho da deep web (que não é indexada ou acessível por mecanismos de busca) em até 5.000 vezes maior do que a superfície da web, e crescendo a uma taxa que desafia a quantificação.

A dark web também é onde os cibercriminosos compram e vendem malware, kits de exploração e serviços de ataque cibernético, que eles usam para atacar as vítimas – incluindo empresas, governos, serviços públicos e provedores de serviços essenciais.

Um ataque cibernético pode potencialmente desativar a economia de uma cidade, estado ou todo o nosso país.

O empresário e filantropo bilionário Warren Buffet considera o cibercrime o problema número um da humanidade e os ataques cibernéticos uma ameaça maior à humanidade do que as armas nucleares.

Entidades de crimes cibernéticos organizados estão unindo forças e sua probabilidade de detecção e acusação é estimada em 0,05% nos EUA, de acordo com o Relatório de Risco Global de 2020 do Fórum Econômico Mundial.

RANSOMWARE

Algumas estimativas preveem que o custo global anual dos ataques de ransomware chegará a 265 bilhões de dólares até 2031.

Se isso não for assustador o suficiente, aqui estão mais alguns fatos de ransomware a serem considerados:

  • Em 2021, houve um ataque de ransomware a cada 11 segundos – isso aumentará para cada dois segundos até 2031.
  • Apenas 43% das empresas que sofrem um ataque de ransomware conseguem recuperar seus dados.

Você pode estar pensando: “não é da minha conta, não sou um peixe grande o suficiente”, mas você não poderia estar mais errado. Nos últimos 18 meses, 60% de todas as organizações de médio porte foram alvos de ataques de ransomware, e quase um quarto dessas empresas acabou gastando uma média de 250.000 USD para se recuperar totalmente.

O ransomware, agora o tipo de crime cibernético de crescimento mais rápido e um dos mais prejudiciais, acabará convencendo os executivos seniores a levar a ameaça cibernética mais a sério, de acordo com Mark Montgomery, diretor executivo da US Cyberspace Solarium Commission (CSC).

Fonte

Sobre a Brasiline

A Brasiline construiu, em mais de 19 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.

Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.

Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.

Conheça nossos cases de sucesso
Entre em contato conosco

Mais Recentes
OT ajuda com processos, dispositivos e infraestrutura
Brasiline
18 de abril de 2024
Sete em cada dez empresas de OT planejam implementar a segurança de OT no âmbito do diretor de segurança da […]
SASE Unificado: A Terceira Era da Segurança de Perímetro
Brasiline
15 de abril de 2024
Não deve ser surpresa que os três maiores mercados de cibersegurança hoje sejam segurança de endpoint, segurança de rede e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?