O Security Service Edge (SSE) está em alta nos mercados de rede e segurança, pois oferece proteção baseada em nuvem para o acesso a sites e aplicativos. Essa abordagem é fundamental para atender às demandas do trabalho híbrido, que se consolidou como o novo padrão para muitas empresas, impulsionado pela flexibilidade e conectividade modernas. Além disso, o SSE é amplamente discutido por ser um componente-chave do Secure Access Service Edge (SASE), ao lado do SD-WAN.
No entanto, segurança baseada em nuvem é um conceito amplo que pode incluir diversas funções e recursos. As organizações sabem de sua importância, mas muitas vezes não entendem como avaliar a melhor solução de SSE para suas necessidades.
Além disso, como toda tecnologia, o SSE está em constante evolução para atender a novas demandas empresariais e enfrentar ameaças emergentes, o que torna o processo de escolha ainda mais desafiador.
Em termos gerais, o SSE deve incluir controle de acesso, proteção contra ameaças, segurança de dados e uma ferramenta de monitoramento. Mas há muito mais a ser considerado. Por isso, compilamos uma lista dos principais componentes que as organizações devem ter em mente ao selecionar uma solução de SSE, além dos recursos básicos mais conhecidos:
Os pontos de presença (POPs) são locais para onde as organizações enviam seu tráfego em busca de segurança baseada em nuvem. Inicialmente, o foco estava na quantidade de POPs de um fornecedor, presumindo que mais POPs resultariam em menor latência. Contudo, é igualmente importante considerar o alcance global das localizações desses POPs, que impacta diretamente no desempenho geral.
Por exemplo, se uma organização está localizada em Berlim, é mais relevante que o fornecedor de SSE tenha um POP próximo do que 100 nos Estados Unidos. Além disso, os clientes devem poder escolher um POP específico com base em requisitos de conformidade e regulamentação, e ter a opção de restringir conexões de usuários vindos de países específicos.
Redes modernas conectam uma variedade de dispositivos que precisam ser protegidos. Por exemplo, contratados frequentemente acessam recursos da rede com seus próprios dispositivos (Bring Your Own Device - BYOD). Além disso, dispositivos conectados, como câmeras, impressoras e tecnologias industriais ou médicas, são essenciais para muitas empresas, mas frequentemente não suportam agentes.
As organizações devem priorizar soluções de SSE que sejam flexíveis o suficiente para proteger todos os dispositivos conectados à rede, incluindo BYOD e dispositivos sem agentes.
O SSE garante acesso seguro a aplicativos, incluindo aplicativos SaaS como Salesforce, Zoom e Slack, além de aplicativos privados e corporativos. Esses aplicativos armazenam informações críticas que, se vazadas, podem causar riscos à segurança e ao negócio. Por isso, a Prevenção de Perda de Dados (DLP) é um recurso essencial em soluções SSE.
Busque soluções de SSE com capacidades avançadas de DLP, como definição de padrões de dados sensíveis, inspeção de tráfego para identificar esses padrões e controle de acesso com base no tráfego. A solução também deve monitorar a perda de dados em todas as áreas – rede, endpoint e aplicativos SaaS – para garantir proteção durante o uso, em movimento e em repouso.
O SSE engloba uma gama de recursos de segurança que afetam diversas partes de um ambiente multicloud complexo. Muitas vezes, fornecedores oferecem soluções SSE compostas por diferentes produtos, o que resulta em consoles separados para gerenciar e implantar recursos. Isso é caro, complicado e pode gerar brechas de segurança.
Por isso, priorize soluções de SSE que ofereçam uma experiência de gerenciamento verdadeiramente unificada, permitindo o controle de todas as implantações e configurações por meio de uma única interface.
A solução FortiSASE da Fortinet oferece segurança abrangente baseada em nuvem com a conectividade mais flexível do mercado, seja para agentes unificados, proteção de dispositivos sem agentes ou integração com pontos de acesso ou SD-WAN. Construída sobre o sistema operacional FortiOS e parte do Fortinet Security Fabric, a plataforma de cibersegurança da Fortinet, a FortiSASE entrega recursos de ponta que ajudam a consolidar soluções de segurança e a beneficiar-se da convergência entre redes e segurança.
Saiba mais sobre o FortiSASE e a abordagem da Fortinet para segurança baseada em nuvem.
Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.
Conheça nossos cases de sucesso
Entre em contato conosco
Siga-nos no Instagram