Ransonware pelo Mundo
Para vencer o Ransomware, considere o lado humano da segurança cibernética
Brasiline
13 de março de 2020

O custo médio   de uma violação de dados nos EUA agora totaliza US $ 3,9 milhões. Entre os tipos de ataques que causam essas violações está o ransomware - uma ameaça que não mostra sinais de desaceleração. Há várias possibilidades que podem enfraquecer o poder das defesas de segurança cibernética da empresa para detectar e impedir ataques cibernéticos. O maior problema, no entanto, é o fator humano.

A segurança carece de priorização entre os colaboradores da empresa

Por mais que tenha havido um aumento na conscientização sobre segurança cibernética nos últimos meses – o que é um progresso importante-, o número de colaboradores que podem dizer a diferença entre um e-mail legítimo e um e-mail malicioso permanece assustadoramente baixo.

Há duas maneiras de analisar esse problema: Ou os colaboradores não estão levando a sério a cibersegurança ou os ataques de ransomware estão ficando ainda mais sofisticados. Ambos estão corretos.

Consciência não é suficiente

Ainda há colaboradores que nunca mudam suas senhas e dois terços ainda não usam uma ferramenta de gerenciamento de senhas.

Diante disso fica claro que os programas de conscientização de segurança cibernética não estão cumprindo seu objetivo. Anos de treinamento de pessoas para identificar e-mails de phishing, evitar clicar em links suspeitos e seguir as práticas recomendadas com suas senhas não deram certo da maneira que os profissionais da InfoSec gostariam. As pessoas sabem que precisam usar senhas complexas, e ainda assim usam escolhas óbvias que os hackers podem adivinhar facilmente, como o nome do animal ou o ano em que se formaram na faculdade.

Isso está enraizado no comportamento humano, não é uma questão de consciência.

Por outro lado, quem pode culpá-los inteiramente? No cenário corporativo, normalmente não há uma maneira fácil para os colaboradores gerenciarem uma multiplicidade de senhas complexas.

Gerando empolgação entre os colaboradores

Uma solução para a lacuna de conscientização e ação é envolver os mesmos em um sentimento de pertencimento da construção de uma equipe de segurança que garantirá um impacto positivo nas práticas de segurança, que pode levar a melhorias diretas na maneira como as pessoas se comportam quando são confrontadas com comportamentos cibernéticos suspeitos.

Fonte

Mais Recentes
Brasiline Tecnologia: Patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos
Brasiline
16 de maio de 2024
Estamos entusiasmados em compartilhar que a Brasiline foi patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos. Este evento representou […]
Como os hackers podem ler seus bate-papos com o ChatGPT ou o Microsoft Copilot
Brasiline
14 de maio de 2024
Como os hackers exploram os recursos do chatbot para restaurar chats criptografados do ChatGPT da OpenAI, do Microsoft Copilot e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?