Ransonware pelo Mundo
Por que o brasil ainda é lider em ataques de ransomware?
Brasiline
22 de julho de 2020

Se você ainda é leigo no assunto de ataques cibernéticos e não sabe do que se trata o ransomware, esse artigo foi feito para você!

Hoje em dia, o Brasil lidera o ranking em ataques de ransomware e muitos não saberiam dizer o porquê, mas vamos te explicar. O Brasil é visto como um alvo fácil para os cibercriminosos porque possui sistemas desatualizados e que não foram corrigidos nas várias empresas brasileiras.

Claro que eles não se limitam ao nosso país. Com uma rápida busca ao Google nos deparamos com esses ataques de ransomware distribuídos pelo mundo todo, atacando locais como o Banco do Chile e até a Casa branca. Diante desse quadro, percebemos que o cenário não é mais evitável, portanto, agora devemos saber o que fazer quando acontecer o ataque de ransomware.

O que é o ransomware?

Para começar, vamos entender o ponto central do que esse artigo está tratando principalmente: o ransomware.

O malware do tipo ransomware é conhecido por bloquear arquivos do usuário atacado ou seu acesso ao computador e ao dispositivo mobile por meio da exigência de um resgate na troca da devolução segura de seus dados.  Por não terem ideia dos estragos que o malware pode causar, muitos empresários ainda não se preocupam em proteger suas empresas do ransomware.

Apesar de não ser uma novidade na área de ataques cibernéticos, os ataques de ransomware tem aumentado bastante nos últimos tempos. E o pior é que os brasileiros não fazem ideia de como se proteger do ransomware, visto que, muitos acham que desconectar o computador da  internet é a solução. Se você pensa assim, calma que vamos lhe orientar!

Principais violações de ransomware

Os ataques de ransomware normalmente utilizam algumas ferramentas para bloquear a vítima, confira os principais meios:

  • Malvertising: anúncios publicitários carregados de malwares prontos para serem espalhados pela internet. Pela evolução desse tipo de ataque, hoje em dia é quase impossível diferenciar um anúncio real de um fraude.
  • Mídias sociais e SMS: os links abreviados que estamos sempre em contato nas redes sociais hoje em dia podem ser uma cilada feita pelos criminosos. Esse tipo de link dá a eles uma ótima fonte para distribuir os malwares e ransomwares.
  • Mídias removíveis: quem não confia no seu próprio dispositivo USB, não é mesmo?! É por causa dessa confiança e curiosidade humana, que as mídias removíveis hoje são a fonte mais simples de se instalar um malware ou ransomware.
  • Trojans: talvez esse você já tenha ouvido falar, certo? Essa é a forma mais comum de infectar um computador com malware ou ransomware. Eles usam os anexos dos e-mails para enviar arquivos fraudulentos.
  • Ransomware como serviço: é isso mesmo que você está pensando. O ransomware hoje é usado por criminosos de todos os tipos para saquear dados, roubar e violar os recursos de pessoas físicas ou jurídicas. É uma forma fácil deles agirem, visto que estarão protegidos pelo anonimidade.

Tipos de ransomware

Abaixamos selecionamos os principais tipos de ransomware para que você fique bem informado:WannaCry: é o software mais perigoso da atualidade. Os criminosos aproveitam a brecha de um defeito no protocolo SMB da Microsoft para agir. Quando ele se instala no dispositivo, deixa uma mensagem pedindo resgate em bitcoins.

  • Bart: quando se instala no dispositivo, introduz em cada pasta a extensão “bart.zip” que necessita de uma senha para ser aberta, ou seja, torna inacessível as pastas do usuário. O papel de parede da vítima torna-se um manual para “resolver” a situação.
  • SimpleLocker: está entre um dos mais agressivos também. Este ransomware oferece um trojan downloader que reduz as medidas de segurança do seu dispositivo.
  • TeslaCrypt: esse ransomware é mais voltado a conteúdos digitais que tenham chegado ao seu dispositivo por download. Esse software age tendo esses arquivos como alvo.
  • Apocalypse: esse tipo de software é capaz de criptografar os arquivos da vítima adicionando extensões características como “.FuckYourData”. Deixam no próprio computador do usuário um arquivo de texto orientando a “resolver” o problema.Como combater esses ataques?

Apesar de muitos acharem que a saída para um ataque de ransomware seja pagar o resgate, especialistas orientam a não o fazer.

A forma mais eficaz de não ter seus dados corrompidos e roubados ainda é a prevenção destes ataques de ransomware, protegendo seus arquivos por meio de backups na nuvem. Quando o malware ou ransomware usa criptografia, o usuário deve colocar o computador no modo segurança e passe o antivírus para localizá-lo e deletá-lo.

Já nos casos em que o ransomware age bloqueando 100% o acesso ao dispositivo, é ideal que o usuário siga uma das três alternativas:

  • Passar um antivírus de unidade externa ou iniciável no sistema a fim de identificar o ransomware e deletá-lo;
  • Reinstalar o sistema operacional;
  • Restaurar o sistema levando-o para a condição anterior ao ataque;Além disso, a prevenção deve ser feita com um bom antivírus e firewall, além de profissionais experientes para fazer uma análise completa das fragilidades do seu sistema.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já entendeu um pouco mais sobre o ransomware e como combater esse tipo de ataque. Investir em recursos para a proteção de dados é sempre uma forma de otimizar tempo e gastos.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a proteção contra o ransomware, fale com um de nossos especialistas!

Mais Recentes
SASE Unificado: A Terceira Era da Segurança de Perímetro
Brasiline
15 de abril de 2024
Não deve ser surpresa que os três maiores mercados de cibersegurança hoje sejam segurança de endpoint, segurança de rede e […]
Protegendo sua Jornada Digital: A Importância da Segurança Cibernética
Brasiline
10 de abril de 2024
No mundo digital de hoje, a segurança cibernética é como o guarda-costas de uma empresa, um escudo vital que protege […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?