Ransonware pelo Mundo
Porto de Fortaleza completa uma semana refém de ciberataque
Brasiline
6 de novembro de 2019

Há uma semana, vários sistemas da Companhia Docas do Ceará, que opera o porto de Mucuripe, em Fortaleza, continuam fora do ar, incluindo o website da empresa. O acesso externo ao sistema de administração, chamado de Sisport Web, também está desabilitado – o sistema, que até 2015 se chamava SIGEP, é um sistema próprio da empresa e serve para controlar as operações portuárias desde o seu início (carga/descarga do navio) até a cobrança da fatura (contas a receber).

A empresa está operando com emails externos e fazendo muitas operações manualmente.

Um exame do domínio da empresa na internet revela a existência de nove subdomínios, todos oferecendo resposta mas nenhum oferecendo serviço.

A presidente da empresa, Mayhara Chaves, informou que a invasão foi identificada por volta das 6 horas de segunda-feira dia 28 de outubro. Segundo ela, “imediatamente as equipes internas foram acionadas e conseguimos bloquear as ações na companhia. O que eles fizeram foi criptografar nossas informações”. Os atacantes exigem um resgate a ser pago em bitcoin para enviar a chave que decodificará as informações nos computadores.

Com o ciberataque, explicou a presidente, foi necessário fazer manualmente o controle da entrada e saída de caminhões de cargas e movimentações de cargas, mas o porto segundo ela não ficou parado. “Estamos detectando a melhor forma de resolver o problema”, afirmou.

Fonte

Conheça o monitoramento e proteção da cibersegurança em tempo real. Inscreva-se!

Aproveite também para calcular o ROI do seu negócio em investimentos estratégicos na cibersegurança. Vamos te mostrar como fazer isso de forma simples e impressionante, em menos de 3 minutos. Clique Aqui para gerar seu relatório!

Mais Recentes
Brasiline Tecnologia: Patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos
Brasiline
16 de maio de 2024
Estamos entusiasmados em compartilhar que a Brasiline foi patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos. Este evento representou […]
Como os hackers podem ler seus bate-papos com o ChatGPT ou o Microsoft Copilot
Brasiline
14 de maio de 2024
Como os hackers exploram os recursos do chatbot para restaurar chats criptografados do ChatGPT da OpenAI, do Microsoft Copilot e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?