Ransonware pelo Mundo
''Ransomware como serviço'' dispara casos de ataques ao redor do mundo
Brasiline
25 de setembro de 2017

De acordo com pesquisas, o ransomware é hoje uma das maiores ameaças aos negócios digitais. Só nos Estados Unidos, o número de ataques aumentou 300% de 2015 para 2016 e isso pode ser atribuído ao crescimento do ransomware como um serviço (RaaS) na primeira metade de 2017, por meio do qual cibercriminosos pagam operadores de plataformas de RaaS para lançar ataques.

“A intensificação do ransomware na economia digital torna qualquer empresa um alvo”, disse o diretor da área de segurança da Dimension Data, Matthew Gyde. “Esse risco aumenta quando criptomoedas e bitcoins se tornam um meio comum para o pagamento de resgates, porque permitem que os cibercriminosos não sejam rastreados. Conforme mais colaboradores trabalham remotamente em dispositivos pessoais, o risco se torna ainda maior.”

Veja a seguir 05 dicas para as empresas se defenderem contra os ataques ransomware:

- Preveja e esteja informado antes que o ataque ocorra: Pesquise pró-ativamente o que está sendo discutido na web, novas explorações que serão usadas, e indústrias ou empresas que serão alvos.

- Proteja: Ferramentas de Gestão de Identidade e Acesso (IAM) são essenciais para proteger os dispositivos e ativos de computação da empresa. O Controle de Acesso à Rede (NAC) assegura somente dispositivos que tenham as configurações adequadas de segurança e que sigam as políticas de segurança de TI que sejam capazes de acessar sistemas corporativos.

- Detecte: Tecnologias devem ser implantadas para detectar anomalias na infraestrutura, no caso de um malware infiltrar os dispositivos. A rede deve ser monitorada para checar se há indicadores de comprometimento. Ter uma solução que utilize a inteligência artificial para detectar tráfego malicioso também pode ajudar a automatizar e agilizar essa detecção antes que o ataque piore.

- Responda: Quando um ransomware é detectado, os especialistas em segurança devem trabalhar rápido para bloquear canais de comunicação maliciosos no firewall ou IPS, e colocar máquinas infectadas em quarentena.

- Recupere: O backup é uma parte crítica da estratégia para uma rápida recuperação. Além disso, o sistema de backup deve impedir que a replicação dos arquivos seja criptografada pelo ransomware.

“Ataques recentes de ransomware destacaram a realidade de que melhorias são necessárias em qualquer indústria ou em qualquer tamanho de empresa. Com a estrutura, ferramentas e processos corretos, as empresas se tornarão melhor equipadas para vencer os ataques de ransomware antes que eles se tornem disruptores de negócios”, disse Gyde.

Fonte

Conteúdo extraído do site

Mais Recentes
Brasiline Tecnologia: Patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos
Brasiline
16 de maio de 2024
Estamos entusiasmados em compartilhar que a Brasiline foi patrocinadora do NISE TALKS III - Gestão de Riscos. Este evento representou […]
Como os hackers podem ler seus bate-papos com o ChatGPT ou o Microsoft Copilot
Brasiline
14 de maio de 2024
Como os hackers exploram os recursos do chatbot para restaurar chats criptografados do ChatGPT da OpenAI, do Microsoft Copilot e […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?