Curiosidades
Você sabe porque é importante fazer backups regulares em sua empresa?
Brasiline
2 de outubro de 2020

Muitas empresas perdem arquivos importantes do seu computador, tudo isso por falta de fazer um backup. Sem o backup, a empresa corre um risco muito grande em perder os arquivos por meio de ciberataques.

Nesse sentido, devido à quantidade enorme de ações executadas por meios digitais, as empresas estão adotando a forma do backup, pois com esse método, haverá muito mais segurança nos dados armazenados no computador.

Se você deseja saber mais sobre como é importante fazer backup na sua empresa, leia este artigo até o final.

Saiba o que significa fazer backup

A palavra backup significa fazer uma cópia de segurança. Esse termo, Backup, é um termo inglês muito utilizado em empresas e por pessoas que guardam documentos, imagens, vídeos e uma variedade arquivos no computador.

O Backup pode ser feito além do computador, também na nuvem, que são hospedados em redes online como Dropbox e Google Drive, com o objetivo de se resguardar de uma ocasional perda dos arquivos originais. Além do backup nos recursos citados acima, também podem ser feitos no SkyDrive e iCloud, que também são gratuitos.

As perdas desses arquivos podem ser por ações despropositadas do usuário, como a perda de um CD/DVD ou mesmo por algum problema no HD, mas também poderá ser algum problema de mau funcionamento dos sistemas.

Dessa forma, fazer um backup permite que os arquivos sejam restaurados caso aconteça algo desse tipo. Ele pode ser feito ainda além dos arquivos no computador, no celular e no tablet, na garantia também de roubo dos dispositivos.

Qual a importância de fazer um backup na empresa?

Fazer backup nas empresas irá permitir aos gestores que tenham mais confiança no caso de perderem as informações contidas nos arquivos devido a falha de algum hardware ou sistema corrompido. Atualmente, fazer backup em Cloud Computing para gerenciar cópias de segurança tem sido feita em qualquer lugar do mundo.

No mundo corporativo, as empresas tem feito backup mais barato de fácil implementação, com menor custo de manutenção. Porém, para as empresas o principal objetivo de se fazer um backup é sem dúvida ter a cópia de dados para a restauração em caso de perda, alteração não autorizada ou mesmo o dano em algum tipo de arquivo ou sistema digital.

Seja por meio de pico de energias, ataques digitais ou falhas de funcionamento, uma empresa está sujeita a perder seus dados após algum tipo de falha no funcionamento.

Atualmente gestores de TI contam com ferramentas que permitem a configuração de rotinas de backup automatizadas, com a garantia de que os recursos digitais da empresa estarão seguros. Nesse sentido, os principais dispositivos utilizados para backup são:

Qual seria a melhor forma de backup?

Para cada tipo de possibilidade em se fazer um backup, existe a vantagem e a desvantagem, como por exemplo, se for no HD externo, sendo este mais portátil que a maiorias opções, poderá ser extraviado ou danificado mais facilmente.

Além disso, com a criação de snapshots em um local com vários dispositivos pode se tornar menos viável. Já nas fitas magnéticas, que é uma das soluções mais antigas de fazer backup, esse método é um dos mais baratos.

Empresas de grande porte optaram pelo uso de soluções de backup automatizado por vários anos nos servidores próprios, porém apesar dos altos custos de instalação, essa ferramenta traz mais segurança, se não utilizar a nuvem.

Além disso, o backup em servidores próprios permite uma maior escalabilidade e suporta grande quantidade de dados. O backup feito na nuvem tem sido o queridinho da atualidade, por isso tem se destacado grandemente pelo seu custo baixo, alta escalabilidade e segurança.

Passos básicos para criar backups na empresa

O gestor de TI deverá inicialmente fazer uma avaliação para saber quais são os registros de mais importância para o empreendimento antes de definir que será e o que não será feito de backup. Neste momento é importante que a empresa faça o intervalo entre cada cópia, pois dados críticos que são modificados regularmente, devem ter backup em período mais curto.

Os registros que não foram modificados com data constante, mas estão incluídos nas políticas de backup, podem ser em intervalos maiores, além disso, deverão ser feitos testes para garantir que todas as cópias estejam íntegras.

Conclusão

As empresas precisam se precaver com o uso do backup, pois desta forma irá garantir que seus arquivos de grande importância tenham uma cópia guardada por causa de eventuais danos no computador. Além disso, poderá haver alterações não autorizadas e ataques de cibercriminosos.

Conte com a Brasiline Tecnologia para simplificar as complexidades da migração para a nuvem, otimizar os ativos e ajudá-lo a atingir rapidamente os seus resultados de negócios. Conheça a poderosa solução Cloud Brasiline.

Ou se preferir, fale com um de nossos consultores Brasiline. Teremos o prazer em ajudá-lo!

Mais Recentes
SASE Unificado: A Terceira Era da Segurança de Perímetro
Brasiline
15 de abril de 2024
Não deve ser surpresa que os três maiores mercados de cibersegurança hoje sejam segurança de endpoint, segurança de rede e […]
Protegendo sua Jornada Digital: A Importância da Segurança Cibernética
Brasiline
10 de abril de 2024
No mundo digital de hoje, a segurança cibernética é como o guarda-costas de uma empresa, um escudo vital que protege […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?