Ransonware pelo Mundo
Brasil lidera casos de ransomware
Brasiline
3 de maio de 2023

Pesquisa revela um total de 13,8 bilhões de ciberataques em fevereiro, cerca de 700 milhões a mais do que em dezembro de 2022

Além de Índia, Brasil e Estados Unidos, o top 5 de ataques ransomware em 2022 teve a presença da Turquia (13,6%) e da França (10%), quarto e quinto colocados, respectivamente. No ano passado inteiro foram registrados 15,76 milhões de ataques ransomware.

Início de 2023

As ameaças de ransomware têm aumentado nos últimos meses. Em janeiro de 2022, especialistas detectaram 955.486 ataques ransomware, cerca de 5.100 a mais do que em dezembro de 2022, quando ocorreram 950.364 registros do tipo.

Em fevereiro, a Tailândia foi o país com o maior número de ataques do tipo, passando de 28,1% em dezembro para 39,1%. A Rússia (13,9%) voltou a aparecer no Top 5 após meses de declínio. Os Estados Unidos, que em dezembro e janeiro figuravam na segunda posição, com 20% das ocorrências, caíram para o terceiro lugar, com 13,4% dos ataques. Taiwan teve queda acentuada nos registros de ransomware neste início de ano, passando de 16% em dezembro para 7% em fevereiro.

Principais alvos de ransomware:

Este ano, os ataques de ransomware ao setor bancário aumentaram significativamente, levando o segmento ao topo do ranking, seguido por varejo e governo. Além disso, a indústria de tecnologia entrou para o top 5 de setores mais visados pelo cibercrime assim como o setor das telecomunicações.

Os grupos de ransomware estão tornando-se mais sofisticados, mudando de nome e diversificando suas táticas para atingir alvos cada vez maiores, com o objetivo de aumentar suas margens de lucro. No futuro, esses grupos podem migrar para outras áreas para monetizar o acesso inicial, como de fraude de ações, comprometimento de e-mails corporativos (BEC), lavagem de dinheiro e roubo de criptomoedas.

Em 2022, LockBit e BlackCat foram as principais famílias de ransomware detectadas. Já Webshell foi o malware mais recorrente no ano, subindo 103% em relação aos números de 2021. Os registros de Emotet ficaram em segundo lugar, passando por uma espécie de ressurgimento.

As cinco principais famílias de ransomware em janeiro de 2023 foram:

  • WannaCry
  • Locky
  • BlackCat
  • Cerber
  • Gandcrab

Em fevereiro, as mesmas famílias marcaram o cenário do cibercrime, com mudanças ligeiras na frequência. WannaCry e Locky seguiram nas duas primeiras posições, seguidas por BlackCat e Cerber, Já Gandcrab foi substituída por Blackbasta, que teve 247 casos notificados.

A Brasiline ressalta a importância para as empresas manterem fortes medidas de segurança cibernética a fim de evitar este e outros tipos de ataques, bem como a necessidade de monitoramento e análise contínuos de novas amostras de ransomware para ficar à frente das ameaças em evolução.

Fonte

Conte com a Brasiline para manter o ambiente tecnológico da sua empresa protegido

Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.

Conheça nossos cases de sucesso
Entre em contato conosco

Mais Recentes
Resumo de Ransomware - KageNoHitobito e DoNex
Brasiline
30 de abril de 2024
A cada duas semanas, o FortiGuard Labs reúne dados sobre variantes de ransomware de interesse que têm ganhado destaque nos […]
Principais descobertas do Relatório de Segurança na Nuvem de 2024
Brasiline
24 de abril de 2024
À medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicativos na nuvem, a segurança se torna mais complicada. Muitas empresas […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?