Ransonware pelo Mundo
Ransomware: escolas são os alvos preferenciais dos criminosos em 2023
Brasiline
27 de março de 2023

O ransomware é uma das ameaças digitais mais temidas pelos grupos corporativos atualmente

Além da exposição de dados e da invasão do sistema, os cibercriminosos pedem altas cifras pelo resgate, em uma modalidade de ataque que causa danos à reputação das empresas. E o aumento do ensino remoto após a pandemia expandiu a superfície de ataque. “Antes, o e-learning não era tão difundido. Agora, com muito mais pessoas acessando redes educacionais de locais remotos, os cibercriminosos podem explorar muito mais pontos de entrada, colocando uma pressão adicional sobre as escolas”, diz um especialista da empresa Arcserve.

Além disso, muitas escolas têm recursos limitados para investir em segurança de dados, o que as torna mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

“A educação sempre foi um dos alvos mais visados no período pandêmico, justamente com a migração dos alunos para as atividades remotas. O grande problema foi prestar atenção demais à oferta do recurso de forma fácil ao aluno, muitas vezes emprestando as próprias máquinas a eles, e mantendo pouca preocupação com a Segurança”, apontou o Country Manager da SonicWall.

Como as escolas podem se proteger do ransomware?

A melhor defesa das instituições de ensino contra o ransomware são medidas preventivas, como a cultura de conscientização de segurança, a partir da educação de colaboradores e alunos sobre as melhores práticas para a proteção de dados.

Segundo o especialista, outra postura decisiva das escolas é adotar o conceito de confiança zero, no qual todos os usuários, dispositivos e redes não são confiáveis até prova em contrário. “Ao conceder as permissões mínimas necessárias, a escola garante que as informações confidenciais permaneçam seguras e que os alunos só possam acessar as informações de que precisam para concluir suas tarefas.”

Quando faltam recursos, uma forma de economizar é empregar a hierarquização de dados para mover as informações menos críticas e menos usadas para opções de armazenamento de baixo custo.

O monitoramento constante é outra medida que ajuda a identificar possíveis ameaças à segurança e a determinar ações para se defender.

Fonte

Sobre a Brasiline

A Brasiline construiu, em mais de 19 anos de mercado, uma equipe que é referência no setor, sempre investindo na qualificação dos profissionais e na implantação de soluções eficazes, baseadas nas melhores práticas de projetos e processos. Chamamos esse nosso time de Experts Brasiline.

Uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado de TI cibersegurança e missão crítica, com objetivo de prestar uma consultoria criteriosa, avaliando as reais necessidades do cliente e sugerir a melhor alternativa.

Nosso objetivo é garantir um alto nível de serviço e qualidade nos projetos, para que a sua TI seja usada de forma estratégica, a favor dos seus negócios e das pessoas envolvidas. Assim, sua empresa pode focar no que realmente interessa: no seu core business. Conte com nossos Experts e garanta para sua operação um suporte técnico ágil e eficiente.

Conheça nossos cases de sucesso
Entre em contato conosco

Mais Recentes
Resumo de Ransomware - KageNoHitobito e DoNex
Brasiline
30 de abril de 2024
A cada duas semanas, o FortiGuard Labs reúne dados sobre variantes de ransomware de interesse que têm ganhado destaque nos […]
Principais descobertas do Relatório de Segurança na Nuvem de 2024
Brasiline
24 de abril de 2024
À medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicativos na nuvem, a segurança se torna mais complicada. Muitas empresas […]
Cibersegurança, 
Infraestrutura e Cloud. 
Este é o nosso negócio!
Para saber mais sobre os produtos e serviços Brasiline, fale com um de nossos consultores
© Copyright 2024 Brasiline Tecnologia - Desenvolvido por Skyflare - Política de Privacidade | Termos de Serviço
Cadastre-se e fale com um especialista via WhatsApp!
calendar-fullcross
Como podemos te ajudar?